2022-03-18

Exposição “Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e Exportação de Produtos de Seda nas Dinastias Ming e Qing” do Museu de Macau prolongada até 12 de Junho

Organizada conjuntamente pelo Departamento de Cultura e Turismo da Província de Guangdong, pelo Departamento de Assuntos Internos do Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong e pelo Instituto Cultural (IC) do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, sob a coordenação do Museu de Guangdong, Museu de Arte de Hong Kong e Museu de Macau, a exposição “Uma História de Três Cidades: Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e Exportação de Produtos de Seda nas Dinastias Ming e Qing” está aberta desde o final do passado Novembro até ao presente, tendo atraído a visita de mais de 30,000 residentes e turistas. Com o intuito de permitir a um público maior apreciar os tesouros dos museus das três regiões e experimentar a diversidade e riqueza dos recursos museológicos, a exposição será prolongada até 12 de Junho.

A exposição “Uma História de Três Cidades: Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e Exportação de Produtos de Seda nas Dinastias Ming e Qing” apresenta 201 peças de 112 conjuntos expositivos dos museus de Guangdong, Hong Kong e Macau, reunindo pinturas que retratam cenas da grande baía e artefactos de seda, todos destinados à exportação, nas dinastias Ming e Qing. Desde a sua inauguração, a exposição recebeu uma resposta entusiástica do público, tendo registado um número superior a 30,000 visitantes. Entre estes, foram recebidos mais de 1,000 visitantes de 15 escolas e associações, realizaram-se 50 sessões de visitas guiadas, contando com mais de 900 visitantes, e também 12 palestras temáticas, workshops e jogos, atraindo cerca de 1 600 participantes.

Com vista à promoção contínua da utilização dos recursos digitais da museologia, o evento lança também uma exposição de realidade virtual online, disponibilizando-se ainda dois tipos de folhetos educativos dedicados às crianças entre os 7 e os 12 anos de idade, e às com idade superior a 12 anos, os quais proporcionam uma apresentação das peças divertida, informativa e acessível. Tanto professores como alunos de todos os níveis de ensino ou pais e filhos e adultos podem levantá-los no recinto, ou aceder à página electrónica do Museu de Macau, através de www.macaumuseum.gov.mo/pt/exhibitions/96410, para consulta e descarregamento. A par disso, as escolas ou organizações sem fins lucrativos podem continuar a descarregar a ficha de inscrição para visitas no sítio web www.macaumuseum.gov.mo/pt/visit/tour, para reserva da visita guiada.

O Museu de Macau está aberto diariamente, das 10:00 às 18:00 horas (venda de bilhetes encerra às 17:30 horas), encerrando à Segunda-feira. A entrada é livre para os portadores do BIR de Macau e, à Terça-feira e no dia 15 de cada mês, para o público em geral.

O IC tem seguido com rigor as orientações antiepidémicas emitidas pelos Serviços de Saúde, implementando medidas apropriadas para as actividades culturais. Assim sendo, em cooperação com os trabalhos de prevenção pandémica do Governo da RAEM, todos os residentes que desejem aceder ao recinto devem usar as próprias máscaras faciais, submeter-se à medição da temperatura corporal, digitalizar o Código QR exclusivo para estabelecimentos (Código de Local), apresentar o Código de Saúde de Macau do dia e manter uma distância social adequada, colaborando com as medidas de prevenção epidemiológica e de controlo do fluxo de pessoas no recinto.

Para mais informações, é favor contactar o Museu de Macau através do telefone n.º 2835 7911, durante o horário de expediente.

Fotos Relevantes