2015-02-11

Museu de Macau e Galerias Dependentes abertas como habitualmente durante os Feriados do Ano Novo Chi

O Museu de Macau e as suas galerias dependentes, na dependência do Instituto Cultural, incluindo o Museu de Arte Sacra e Cripta, o Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional, o Centro Ecuménico Kun Iam, o Acesso à Fortaleza do Monte e a Capela da Guia localizada na Fortaleza da Guia, estarão abertos ao público na véspera do Ano Novo Chinês (18 de Fevereiro), assim como durante o Ano Novo Chinês (19 a 21 de Fevereiro), como é hábito, sendo tanto bem-vindos os residentes como os turistas. O Centro Ecuménico Kun Iam estará aberto no segundo dia do Ano Novo Chinês (20 de Fevereiro), como é hábito, apesar de originalmente se encontrar encerrado às sextas-feiras.

Para celebrar o ambiente festivo do Ano Novo Chinês, o Museu de Macau e o Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional oferecem aos residentes de Macau (mediante a apresentação do Bilhete de Identidade de Residente ou do Cartão de Estudante), entrada livre do primeiro ao terceiro dia do Ano Novo Chinês. Durante este período, irá estar patente no Museu a exposição temporária “Esboçando o Passado – Desenhos históricos das Colecções do Museu de Macau”, na qual são exibidas obras importantes e colecções doadas ou adquiridas pelo Museu de Macau, incluindo obras raras de pintores proeminentes como George Chinnery, Thomas Boswall Watson e Marciano António Baptista. Esta exposição estará patente entre 18 de Fevereiro e 3 de Maio. Das colecções principais do Museu de Macau fazem parte importantes desenhos históricos através dos quais residentes e turistas podem observar as transformações e o desenvolvimento dos costumes em Macau e no Sul da China e compreender os indícios deixados nessas obras pelos artistas ocidentais. Estes não apenas introduziram aqui as técnicas de pintura ocidentais, mas também ajudaram a tornar esta região num ponto de convergência sino-ocidental.

Além disso, para realçar a atmosfera festiva do Ano Novo Chinês, a Orquestra Chinesa de Macau irá actuar na entrada do Museu de Macau no dia 27 de Fevereiro, Sexta-feira, pelas 11h00. A entrada é livre. Os lugares são limitados e serão atribuídos por ordem de chegada.

O Museu de Macau está aberto das 10h00 às 18h00 (a venda de bilhetes é feita até às 17h30), encerrando à Segunda-feira. Para informações sobre o horário de funcionamento das galerias dependentes, é favor contactar o Museu de Macau através do telefone 2835 7911 durante o horário de expediente ou visitar o site www.macaumuseum.gov.mo.