2012-04-29

Museu de Macau lança série de Actividades No Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus celebra-se no dia 18 de Maio. Este ano, neste dia, o Museu de Macau, organismo dependente do Instituto Cultural e a sua galeria dependente e Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional, irão estar abertos ao público gratuitamente. Até então, o organizador vai organizar duas visitas guiadas gratuitas e série de actividades. Os horários de duas visitas guiadas gratuitas são, respectivamente, 11h00 (em mandarim) e 15h00 (em cantonês). Assim, os residentes e turistas podem compreender profundamente o conteúdo da exposição do Museu de Macau. O público está convidado a participar.

Para promover o trabalho de conservação do património mundial e deixar o público valorizar e cuidar do património mundial existente, o Museu de Macau irá organizar o jogo “Como Conhecer Melhor o Património Mundial de Macau” e sorteios no mesmo dia, entre as 11h00 e 13h00 e entre 15h00 e 17h00, a fim de divulgar e promover melhor conhecimentos do património mundial no Centro Histórico de Macau.

No dia 6 de Maio, Domingo, o Museu de Macau participa na Feira do Dia Internacional dos Museus - Macau 2012, na Praça do Tap Seac, conjuntamente com outros museus de Macau. Sob o espírito do quadro da Reunião de Cooperação Cultural da Região do Delta do Rio das Pérolas, alguns museus de Guangdong e de Hong Kong irão também participar na Feira, para reforçar o intercâmbio cultural de três lugares. A fim de promover o tema do Conselho Internacional de Museus deste ano para o dia internacional dos museus: Museus no Mundo em Mudança: Novos desafios, novas inspirações, bem como o património cultural imaterial de Macau, o Museu de Macau irá levar a cabo a oficina “Património Cultural Imaterial Nacional de Macau – Cultura da Culinária Macaense e um Workshop para Pais e Filhos sobre Bolinhos Macaenses - Genetes". Irão realizar-se no Espaço Patrimonial - Uma Casa de Penhores Tradicional "Degustação Livre de Chá de Verão" e jogo de perguntas e respostas (perguntas relacionadas ao Espaço Patrimonial - Uma Casa de Penhores Tradicional), sendo enviados totalmente 500 presentes (incluindo: Macau original TEE “Macau Diversificado”, toalha em formato de bolo, desejando garrafa), correndo enquanto durar o estoque! O horário é das 14h30 às 18h30, os residentes e visitantes são bem-vindos a participarem, para além de fazer genetes na mão sob a orientação profissional, os participantes poderão também provar os genetes na oficina ou levar para casa os seus trabalhos para compartilhar com suas famílias. Os pais são convidados a participar na oficina com os seus filhos. É exigida inscrição prévia na oficina e os lugares estão disponíveis por ordem de inscrição. Para efectuar a inscrição, é favor contactar o Sr. Sio através do tel. 8394 1233 ou a Sra Lei através do tel. 8394 1231, durante as horas de expediente. Para mais informações sobre as actividades do Dia Internacional dos Museus, é favor ligar para o tel. 2835 7911 durante as horas de expediente ou visitar o sítio web do Museu de Macau em www.macaumuseum.gov.mo ou do Instituto Cultural em www.icm.gov.mo.