2012-05-10

Centro Ecuménico Kun Iam reabre amanhã com Nova Cara

O Centro Ecuménico Kun Iam não é apenas uma construção invulgar, constituindo uma das mais importantes atracções turísticas em Macau. Todos os anos, o Centro acolhe uma média de 100,000 visitantes e turistas. Para assegurar a qualidade dos serviços e manter as instalações em boas condições, o Governo da R.A.E. de Macau iniciou trabalhos de manutenção e reparação do centro em Outubro do ano passado. Seis meses passados, os trabalhos estão praticamente concluídos estando previsto a abertura do Centro ao público no dia 12 de Maio, Sábado. Algumas instalações novas irão abrir gradualmente depois da reabertura.

A localização do Centro Ecuménico Kun Iam, com mais de uma década, faz como que este seja inevitavelmente afectado por vários factores ambientais. Verificavam-se infiltrações de água nas paredes interiores e exteriores da base arqueada da estrutura, que causaram danos em alguns equipamentos. Além disso, a grande estátua de bronze da Deusa Kun Iam encontrava-se coberta de pó, apresentando um aspecto velho e sem brilho, que afectava o seu aspecto.

Na sequência de uma avaliação exaustiva da situação, o Governo decidiu proceder a obras de reparação e manutenção de grande escala, renovando tanto o interior com o exterior das instalações do Centro. Encerrado desde Outubro, foram levados a cabo trabalhos de reparação e manutenção exaustiva da estátua de bronze, manutenção e renovação da estrutura interior e exterior e várias instalações situadas sob a estátua, para além da limpeza da mesma, a fim de assegurar a segurança e o aspecto da construção.

Dedicada à religião, o nível superior da base do Centro é constituído por um salão de exposições, cuja cúpula se encontra decorada com pinturas alusivas ao Budismo, Taoismo, Confucionismo, etc. Na sequência dos trabalhos de reparação, é evidente um ambiente religioso mais rico e agradável à vista. Lembranças e publicações do Instituto Cultural e do Museu de Macau encontram-se à venda no balcão de vendas localizado neste andar, enquanto o andar inferior é reservado à contemplação, permitindo aos visitantes escapar ao grande movimento da vida citadina. De lado situa-se uma pequena biblioteca com obras sobre religião e filosofia.

Durante os trabalhos de reparação e manutenção, o sistema de ar condicionado de toda a construção foi renovado. Foram adicionadas mais prateleiras à biblioteca para que estejam à disposição do público mais livros sobre religião e filosofia, tanto para leitura como para investigação. O novo sistema de som cobre toda a construção e respectivo acesso. Música agradável – em consonância com o ambiente belo da baía que envolve o Centro – projecta uma sensação de paz e tranquilidade, encorajando as pessoas a deixarem-se ficar.

O Centro Ecuménico Kun Iam abre diariamente das 10h00 às 18h00 horas, encerrando à Sexta-feira. Para mais informações sobre o horário de abertura, é favor ligar para o tel. (853) 2835 7911 durante o horário de expediente ou visitar o sítio web do Museu de Macau em www.macaumuseum.gov.mo ou do Instituto Cultural em www.icm.gov.mo .