2013-02-05

O Museu de Macau e as suas galerias dependentes permanecerão abertos durante as férias do Ano Novo L

O Museu de Macau e as suas galerias dependentes, tutelados pelo Instituto Cultural: Centro Ecuménico Kun Iam, Museu de Arte Sacra e Cripta, Espaço Patrimonial – Uma Casa de Penhores Tradicional, Acesso à Fortaleza do Monte e Capela da Guia, situada na Fortaleza da Guia, permanecerão abertos ao público na véspera do Ano Novo Lunar (9 de Fevereiro) e nos primeiro a terceiro dias do Ano Novo Lunar (10 a 12 de Fevereiro). Os residentes e visitantes podem aproveitar alguns dias de férias para visitar. Durante o primeiro dia até o quarto dia do Ano Novo Lunar, os cidadãos de Macau podem visitar o Museu de Macau gratuitamente apresentando o bilhete de identidade ou cartão de estudante válidos.

A fim de aumentar a atmosfera festiva do Ano Novo Lunar, o átrio de entrada do Museu de Macau será decorado com a árvore de Ano Novo. Na vitrina de relíquias culturais doadas, colocada no átrio, também serão exibidas as relíquias culturais doadas recentemente por pessoas de todas as esferas da vida. Isso permite ao público conhecer os detalhes das relíquias culturais doadas ao Museu de Macau. Além disso, durante os feriados do Ano Novo Lunar, a Exposição “Viagem aos Confins do Mundo: Michele Ruggieri e os Jesuítas na China” encontra-se patente ao público. Através das peças ricas e raras que pertencem ao Arquivo Nacional de Roma, à Biblioteca Alessandrina di Roma, à Biblioteca Nazionale Centrale di Roma, à Bibliothèque nationale de France e ao Archivio di Stato di Napoli, bem como à Companhia de Jesus em Portugal, à Diocese de Macau, à Companhia de Jesus em Macau, ao Museu da Santa Casa da Misericórdia, à Biblioteca Central de Macau e ao Arquivo Histórico de Macau, etc., os visitantes podem conhecer o intercâmbio cultural na fase inicial entre a China e a Europa, através da chegada dos missionários católicos a Macau. A introdução da cultura e religião da Europa e a propagação da cultura chinesa nos países europeus são as contribuições importantes de Macau para o intercâmbio cultural entre a China e a Europa. A exposição mostra ao público as imagens do intercâmbio cultural entre a China e a Europa no tempo mais cedo, a exposição foi inscrita no Ano do Diálogo Intercultural China-União Europeia pelo Ministério da Cultura da R.P.C. no ano passado e muitas escolas e associações visitaram esta exposição. Nos feriados do Ano Novo Lunar, todos são bem-vindos para visitar esta exposição que tem um significado especial.

O horário de abertura do Museu de Macau é das 10h00 às 18h00 (últimas admissões às 17h30). Nos dois dias, véspera (9 de Fevereiro) e o 1º dia do Ano Novo (10 de Fevereiro), os serviços de visitas guiadas são providos como de costume. Em caso de dúvidas é favor telefonar para o Museu pelo n.º 2835 7911, ou consultar a página electrónica, www.macaumuseum.gov.mo, ou a página www.icm.gov.mo, durante o horário de funcionamento.