2014-01-25

Museu de Macau acolhe cidadãos durante os Feriados do Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês aproxima-se. O Museu de Macau e as suas galerias dependentes, sob a égide do Instituto Cultural – incluindo o Museu de Arte Sacra e Cripta, o Centro Ecuménico Kun Iam, o Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional, o Acesso à Fortaleza do Monte e a Capela da Guia localizada na Fortaleza da Guia – irão estar abertos ao público na véspera do Ano Novo Chinês (30 de Janeiro), assim como durante o Ano Novo Chinês (31 de Janeiro a 2 de Fevereiro), como é habitual. O Museu de Macau convida todos os cidadãos e turistas a visitar estes locais.

O Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional irá encerrar no primeiro dia do Ano Novo Chinês (31 de Janeiro) mas estará aberto ao público no segundo e terceiro dias do Ano Novo (1 e 2 de Fevereiro), como é habitual.

A fim de celebrar esta quadra festiva do Ano Novo Chinês com os cidadãos, estes podem visitar o Museu de Macau gratuitamente do primeiro ao terceiro dias do Ano Novo, mediante a apresentação do BIR ou do Cartão de Estudante de Macau. O Museu de Macau e o Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional irão estar encerrados no quarto dia do Ano Novo (3 de Fevereiro). A Orquestra Chinesa de Macau irá apresentar um concerto de Ano Novo no dia 7 de Fevereiro, pelas 18:00, no Centro Ecuménico Kun Iam. A Orquestra irá também actuar no átrio do Museu de Macau no dia 25 de Fevereiro, pelas 12:00, enriquecendo a atmosfera festiva do Ano Novo Chinês. A entrada é livre para estes dois concertos. Os lugares são limitados e disponíveis por ordem de chegada.

O Museu de Macau irá ainda organizar a cerimónia de lançamento de dois livros, a ter lugar no dia 12 de Fevereiro, pelas 17:45, no Auditório do Museu, nomeadamente: “500 Anos de Italianos em Hong Kong e Macau”, uma obra recomendada pelo Consulado Geral da Itália em Hong Kong e Macau, e “Retrato de um Jesuíta – Alessandro Valignano”, publicada pelo Instituto Ricci de Macau.

Os três projectos de exposições a que o Museu de Macau aderiu no âmbito da Reunião de Cooperação Cultural do Grande Delta do Rio das Pérolas encontram-se em curso ou irão estar em digressão em Guangdong e Hong Kong. A exposição “A Rota Marítima da Porcelana: Relíquias dos Museus de Guangdong, Hong Kong e Macau”, está patente no Museu de Arte de Hong Kong até 16 de Fevereiro. Entretanto, a exposição “Marcas Históricas de Lingnam: Principais Descobertas Arqueológicas em Guangdong, Hong Kong e Macau” foi inaugurada há poucos dias no Museu de Guangdong e irá estar patente até dia 28 de Março.

Outra exposição, subordinada ao tema “Vida Tranquila: Relíquias da Segunda Filha de Sun Yat Sen, Sun Wan e do seu marido Dai En Sai Coligidas em Guangdong, Hong Kong e Macau” irá estar patente no Museu de História Revolucionária de Guangdong, em Guangzhou, a partir de 27 de Fevereiro.

O horário de funcionamento do Museu de Macau é das 10:00 às 18:00 (bilhetes apenas disponíveis até às 17:30). Os cidadãos que desejem saber os horários de funcionamento dos museus acima mencionados deverão ligar para o tel. (853) 2835 7911 durante o horário de expediente ou consultar os sítios web seguintes: www.macaumuseum.gov.mo and www.icm.gov.mo.