2014-04-24

Museu de Macau Organiza Várias Actividades para Celebrar o Dia Internacional dos Museus

O Conselho Internacional dos Museus designou o dia 18 de Maio como “Dia Internacional dos Museus”. Anualmente, durante o mês de Maio, os museus de Macau organizam várias actividades excelentes. O Museu de Macau, na dependência do Instituto Cultural, irá organizar uma gama vasta de actividades para celebrar este grandioso evento anual para os museus, convidando todos os cidadãos a participar.

O Museu de Macau irá colaborar com os restantes 20 museus existentes em Macau na organização da Feira do Dia Internacional dos Museus 2014, no dia 4 de Maio, na praça das Casas-Museu da Taipa. A fim de permitir a cidadãos e turistas conhecerem os trabalhos de preservação em Macau da Ópera Cantonense, um item do Património Intangível da Humanidade, o Museu de Macau irá organizar especialmente o “Espectáculo de Ópera Cantonense Apresentado por Jovens”, a actividade “Tirar Fotografias com Pequenas Estrelas da Ópera Cantonense” e o “Workshop Familiar de Desenho de Máscaras de Personagens da Ópera Cantonense”. O workshop familiar será orientado por peritos. O stand do Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional irá realizar o jogo “À Descoberta do Património Mundial de Macau”. Este ano, a feira terá lugar nas Casas-Museu da Taipa para que os participantes possam desfrutar de um dia calmo num ambiente português. A organização disponibiliza transporte gratuito para o local da feira.

No Dia Internacional dos Museus, dia 18 de Maio, o Museu de Macau e o Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional irão estar abertos ao público gratuitamente. O Museu de Macau promove o Jogo “O que Sabe sobre os Sítios do Património Mundial de Macau? ” entre as 11:00 e as 13:00 e entre as 15:00 e as 17:00 horas. Serão ainda realizadas visitas guiadas gratuitas às 11:00 e às 16:00 (mandarim), 12:00 (cantonense) e 15:00 horas (inglês), no mesmo dia.

A entrada no Museu de Macau aos Domingos é gratuita para cidadões de Macau. Todos os interessados nas actividades acima mencionadas podem inscrever-se através do tel. (853) 8394 1218 (Sr.a Leong) durante o horário de expediente. Ao fim de semana e feriados, deverão inscrever-se através do tel. (853) 8394 1204. Os lugares são limitados e serão disponibilizados por ordem de inscrição. Para mais informações sobre as actividades do Museu de Macau do Dia Internacional dos Museus, é favor visitar o sítio web www.macaumuseum.gov.mo.