2015-09-16

Museu de Macau apresenta Certificado de Doação a descendente de Lew Yuk Lin

Como reconhecimento pela doação de artefactos familiares por parte do descendente de Lew Yuk Lin, o Dr. Ung Vai Meng, Presidente do Instituto Cultural (IC) apresentou um certificado de doação aos membros da família de Lau Ka Meng em nome do Museu de Macau do IC. Além disso, o nome de Lau será incluído na “Quadro de Doadores”. O Museu de Macau expressou a sua gratidão e apreciação pela valiosa doação feita pelos membros da família de Lau Ka Meng, as senhoras Chan Sio Tim e Lao Cheng Man.

Os artefactos doados pela família Lau encontram-se agora em exposição no salão principal do Museu de Macau, incluindo artefactos significativos como a fotografia oficial de Lew Yuk Lin, medalhas e emblemas dos finais da Dinastia Qing do período da República da China e um microscópio dos finais do século XIX. Desde o seu estabelecimento em 1998, o Museu de Macau colocou um “Quadro de Doadores” no seu salão principal para reconhecer e agradecer os indivíduos e organizações que fizeram doações ou contribuições significativas ao Museu. Espera-se que este “Quadro de Doadores” possa despertar a atenção do público pelo património cultural e encorajar o apoio ao desenvolvimento cultural de pessoas de todos os sectores. As actividades de doação têm sido generosamente apoiadas por muitos indivíduos ao longo de mais de uma dúzia de anos, reflectindo a importância atribuída pelos residentes de Macau à cultura e história locais, o que por sua vez dá ímpeto à transmissão, conservação e estudo desta mesma cultura.

Lew Yuk Lin (1862-1942), natural de Xiangshan, Guangdong, foi um dos elementos do quarto grupo de estudantes enviados para os Estados Unidos em 1875, tendo iniciado a sua carreira diplomática em 1886. Posteriormente foi nomeado Cônsul-Geral da Dinastia Qing em Singapura e na África do Sul, assim como enviado imperial da Dinastia Qing ao Reino Unido e mais tarde Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República da China ao Reino Unido. Desempenhou várias funções de negócios estrangeiros de grande responsabilidade durante a Dinastia Qing e a República. Lew Yuk Lin viveu em Macau desde 1923 e foi oficialmente nomeado como representante chinês na Assembleia Geral de Macau durante a sua estada. Faleceu em Macau em 1942.