2010-11-10

O Museu de Macau irá realizar “Sessões de Esclarecimento sobre a Declaração de Património Cultural I

A fim de familiarizar os cidadãos de Macau com os procedimentos e forma de declaração de Património Cultural Imaterial de Macau, o Instituto Cultural irá realizar “Sessões de Esclarecimento sobre a Declaração de Património Cultural Imaterial de Macau”, no sábado e domingo desta semana (dias 13 e 14), no Auditório do Museu de Macau. Serão convidados dois profissionais de protecção do património cultural imaterial da China para conduzir as sessões, os interessados são bem-vindos para se inscrever.

A história de Macau marca com um milénio da antiquíssima civilização chinesa e quatro séculos e meio do intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente, existem em Macau muitos patrimónios culturais imateriais particulares, excelentes, multiculturais, que devem ser protegidos e herdados. Nos últimos anos, tanto o governo como a sociedade civil, têm discutido em diferentes níveis sobre como proteger e herdar a tradição nacional excelente. A fim de incentivar os indivíduos de todas as esferas da sociedade, associações e instituições locais a apresentarem a declaração de Património Cultural Imaterial de Macau, e proporcionar-lhes um melhor conhecimento dos procedimentos de declaração, o Museu de Macau do Instituto Cultural irá realizar duas Sessões de Esclarecimento, convidando dois profissionais do património cultural imaterial da China, o Prof. Qi Qingfu da Universidade Minzu da China e o Sr. Wu Wenke, Director do Departamento de Quyi da Academia de Artes de China, para se debruçar sobre as políticas de preservação do Património Cultural Imaterial da UNESCO e da China, o valor cultural do Património Imaterial de Macau no panorama nacional e os procedimentos de candidatura à lista nacional de Património Cultural Imaterial, as quais fornecem informações válidas e sugestões aos indivíduos de todas as esferas da sociedade que se dedicam à protecção de Património Cultural Imaterial de Macau, e às associações e instituições locais prontas a apresentar a declaração do mesmo.

A Sessão de Esclarecimento sobre o Costume Popular (Festival e outros), terá lugar no dia 13 de Novembro (Sábado), das 15H00 às 17H00; a Sessão de Esclarecimento sobre Ópera Chinesa e Artes Cénicas terá lugar no dia 14 de Novembro (Domingo), das 15H00 às 17H00. As sessões serão conduzidas em mandarim com interpretação simultânea em cantonense; e em mandarim com interpretação simultânea em português. Os interessados poderão inscrever-se através do tel. nº 8394 1221 (Sr. Chan) durante o horário de expediente. Os lugares são limitados e não há lugares marcados. Para mais informações, é favor visitar o sítio Web do Museu de Macau: www.macaumuseum.gov.mo