2011-12-01

‘Pelo Povo – Sun Yat Sen e Macau’ patente até Proximo Domingo no Museu de Macau

Organizada pelo Museu de Macau, na dependência do Instituto Cultural, a exposição “Pelo Povo – Sun Yat Sen e Macau” não é apenas um dos mais importantes eventos comemorativos do centenário da Revolução de 1911, mas também se centra no patriotismo. A Exposição encontra-se patente na Galeria de Exposições do 3º andar.

Desde a sua abertura no dia 24 de Setembro, a Exposição atraiu um grande número de residentes e turistas, com várias escolas e organizações a utilizarem a mostra activamente como material educativo da história da Revolução de 1911. Residentes, turistas e organizações deviam aproveitar esta oportunidade visto que a Exposição encerra na tarde do dia 11 de Dezembro, Domingo.

O Dr. Sun Yat Sen foi um pioneiro da revolução democrática na China da era moderna. A sua vida inteira esteve intimamente associada a Macau. Através desta exposição, os visitantes têm oportunidade de apreciar mais de 200 artefactos culturais e fotografias originais preciosas, que lhes permitirão compreender melhor os eventos históricos e fragmentos da vida do Dr. Sun Yat Sen e da sua família em Macau.

Estes artefactos culturais foram cedidos por 14 museus, instituições culturais e coleccionadores individuais de Macau, Xangai, Shenzhen, Guangzhou, Taipé e Hong Kong, e um número considerável de peças nunca foi exibido em Macau e vale a pena ser visto.

A fim de enriquecer o seu conteúdo, a Exposição inclui um documentário histórico intitulado “O Dr. Sun Yat Sen em Macau”, co-produzido pelo Museu de Macau e pelo “Shanghai Media Group”, Inc. o qual inclui imagens raras de Macau antigo, permitindo aos visitantes compreenderem mais em profundidade a vida do Dr. Sun em Macau. Além disso, é também transmitida a gravação de um discurso do Dr. Sun intitulado “A Voz do Pai da Nação”, a fim de permitir aos visitantes sentirem a enorme sinceridade e os nobres sentimentos que o Dr. Sun nutria pelo seu país e pelos seus compatriotas.

O catálogo de “Pelo Povo – Sun Yat Sen e Macau”, publicado e produzido especialmente para esta exposição, apresenta a relação íntima do Dr. Sun com Macau, tanto em imagens como em textos. Além disso, com base no contexto histórico e no ambiente político da época, explica a contribuição da Revolução de 1911 para o derrube do Feudalismo na China. Este catálogo não constitui apenas um documento histórico mas serve também como uma homenagem eterna do povo de Macau ao Dr. Sun. Será oferecido um desconto de 20% na comprar do mesmo durante o período de vigência da exposição e até ao dia 31 de Janeiro de 2012, na Loja do Museu de Macau, Livraria Portuguesa e no Espaço Patrimonial – Casa de Penhores Tradicional.

O Museu de Macau oferece também desconto nos bilhetes de entrada no Museu para portadores de cartões de embarque da Air Macau, para além de entrada gratuita aos Domingos para portadores de bilhete de identidade de residente de Macau e de cartões de estudante. O Museu encontra-se aberto das 10h00 às 18h00 (a bilheteira encerra às 17:30 horas) e encerra à Segunda-feira.

Para mais informações sobre o horário de funcionamento do Museu e os serviços de visitas guiadas, é favor visitar o sítio web do Museu em www.macaumuseum.gov.mo ou do Instituto Cultural em www.icm.gov.mo ou telefonar para o nº 2835 7911 durante o horário de expediente.