2015-12-27

Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional aberta ao público a partir do Ano Novo com entra

A fim de promover a história do negócio de penhores de Macau, o Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional, sob a égide do Instituto Cultural, estará aberto ao público, com entrada livre, a partir do dia 1 de Janeiro de 2016, tendo em vista facilitar ao público a compreensão da história e cultura de Macau.

O Espaço Patrimonial foi antigamente a Loja de Penhores Tak Seng On (Casa de Penhores Virtude e Sucesso), estabelecimento co-fundado pelos magnatas de Macau Kou Ho Neng e Wong Hung Shan em 1917. As instalações ficaram vagas na sequência do declínio do negócio de penhores tradicional e do encerramento do estabelecimento Tak Seng On em 1993. Com o objectivo de preservar o património cultural de Macau, o Instituto Cultural efectuou o restauro da Tak Seng On em 2000, repondo e restabelecendo o estilo arquitectónico exterior assim como os instrumentos de registo e procedimentos do negócio de penhores, de acordo com a disposição básica do início do período da República da China. O Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional foi revelado e aberto ao público no dia 21 de Março de 2003, tornando-se no primeiro museu desta indústria operado conjuntamente pelo Governo e por uma entidade privada. Actualmente é administrado pelo Instituto Cultural.

A estrutura que alberga a exposição compreende dois blocos. O bloco anterior era uma loja de penhores e banco com três andares e o outro bloco era constituído por um armazém com sete andares. O rés-do-chão da casa de penhores, assim como alguns dos andares do armazém, encontram-se abertos ao público. Um grande biombo foi colocado na entrada da loja de penhores, atrás do qual se encontra um balcão elevado e uma grade. As coisas empenhadas eram colocadas no armazém, que foi construída como um forte. Com uma base construída em granito e uma placa de aço no seu interior, as suas paredes, de tijolo cinzento, são muito grossas. Nos quatro lados de cada andar podem ver-se pequenas janelas com grades de ferro. Para proteger os bens penhorados, a arquitectura do edifício apresenta as características típicas de uma casa de penhores, incluindo uma estrutura sólida à prova de incêndio e de água, apresentando um design anti-roubo, tanto interna como externamente. Os visitantes podem, através dos objectos expostos no local, reviver o modelo de operação e os procedimentos do negócio de penhores. A Casa de Penhores Tak Seng On não apenas recebeu uma menção honrosa na atribuição dos Prémios Ásia-Pacífico da UNESCO para a Conservação do Património Cultural 2004 mas foi também seleccionada como Zona de Boas Práticas Urbanas pela Expo Mundial de Xangai 2010, um exemplo raro de preservação arquitectónica, na sequência da conclusão da Expo.

Situado na Avenida de Almeida Ribeiro, No 396, o Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional está aberto entre as 10h30 e as 19h00 e encerra na primeira Segunda-feira de cada mês. Para mais informações é favor ligar para o telefone no 2835 7911 durante o horário de expediente, ou visitar www.macaumuseum.gov.mo ou www.icm.gov.mo.