2012-05-17

Museu de Macau aberto gratuitamente ao público no Dia Internacional dos Museus

A fim de promover a cultura museológica, o Museu de Macau, organismo dependente do Instituto Cultural (IC), e a sua galeria dependente Espaço Patrimonial – Uma Casa de Penhores Tradicional, abrem gratuitamente ao público amanhã, 18 de Maio, Sexta-feira, por ocasião do Dia Internacional dos Museus. Estão previstas duas visitas guiadas gratuitas e outras actividades que irão permitir aos visitantes ficar a conhecer melhor o espólio do Museu.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente, desde 1977, a 18 de Maio, por iniciativa do Conselho Internacional de Museus. O Museu de Macau assinala esta data com uma série de actividades, incluindo entrada livre para o público em geral e duas visitas guiadas, também gratuitas, pelas 11h00 (em mandarim) e 15h00 (em cantonês). No mesmo dia, a fim de promover o trabalho de conservação do património mundial e apelar à valorização e salvaguarda do património mundial existente pelos cidadãos, o Museu de Macau organiza ainda sorteios bem como um passatempo intitulado “Teste os seus conhecimentos sobre os Sítios do Património Mundial de Macau”, entre as 11h00 e 13h00 e as 15h00 e 17h00 horas, a fim de divulgar e promover conhecimentos sobre o Património Mundial do Centro Histórico de Macau. A participação é aberta não só a residentes como também a visitantes.

No mês de Maio, museus de todo o mundo promovem o património museológico. Este ano, o Museu de Macau apresenta a Exposição “A Rota Marítima da Porcelana – Relíquias dos Museus de Guangdong, Hong Kong e Macau”, organizada conjuntamente pelo Departamento Provincial de Cultura de Guangdong, pelo Home Affairs Bureau da R.A.E. de Hong Kong e pelo Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau, a qual conta com peças provenientes do Museu de Guangdong, do Hong Kong Museum of Art e do Museu de Macau. A exposição revela a história e o impacto global da exportação marítima de porcelana chinesa ao longo de quase dois milénios, entre a dinastia Han Oriental e a dinastia Qing. Esta é já a segunda vez que as três regiões colaboram na organização de uma exposição de grande escala de relíquias culturais. A Exposição “A Rota Marítima da Porcelana” estará patente no Museu de Macau 26 de Maio a 7 de Outubro de 2012, seguindo depois para a Província de Guangdong e Hong Kong. A cerimónia de inauguração terá lugar no dia 25 de Maio, Sexta-feira, pelas 17h00 horas, no Jardim da Fortaleza do Monte.

Para mais informações, é favor contactar, dentro do horário de expediente, o Museu de Macau através do número de telefone 2835 7911, ou visitar a página electrónica do Museu, www.macaumuseum.gov.mo, ou a página electrónica do IC, www.icm.gov.mo.