2015-05-27

Inauguração da Exposição “De Lorient ao Oriente” no Museu de Macau

A cerimónia de abertura da exposição “De Lorient ao Oriente” – Cidades Portuárias da China e da França na Rota Marítima da Seda do Século XVIII” organizada pelo Museu de Macau, sob égide do Instituto Cultural, será realizada pelas 18h00 de sexta-feira, dia 29 de Maio de 2015, no átrio de entrada do Museu de Macau. A exposição que decorre no 3o andar daquele complexo entre 30 de Maio e 30 de Agosto de 2015 é uma das exposições preeminentes do XXVI Festival de Artes de Macau e Le French May, para a qual todos são bem-vindos.

Nesta ocasião, as peças da exposição são provenientes do Museu de Macau e de vários museus da França por empréstimo, incluindo o Musée de la Compagnie des Indes - ville de Lorient, Musée des Arts décoratifs – Département Mode et Textile (Paris), Musée national des châteaux de Versailles et de Trianon, Musée de la Toile de Jouy (Jouy-en-Josas), Pierre Frey (Paris), Tassinari & Chatel, Manufacture de soierie à Lyon, France e The Peninsula Hong Kong. As peças que incluem têxteis, peças de vestuário, pinturas a óleo, gravuras, porcelanas e moldes vão dar a conhecer a história do desenvolvimento de Lorient e a então Rota Marítima da Seda entre a China e a França.

Lorient é um porto situado na costa atlântica do noroeste da França. Durante o século XVI e XVII, têxteis e porcelanas eram exportadas para a Europa em grande quantidades e no século XVII, o rei Luís XIV da França criou a Companhia Francesa das Índias Orientais para reforçar a capacidade competitiva da França perante outros países europeus no mercado do comércio.

O desempenho da Companhia Francesa das Índias Orientais era decepcionante antes de 1713, data a partir da qual esta companhia viveu uma reviravolta e começou a desenvolver rapidamente, pois as suas rotas comerciais chegaram a estender-se até às principais cidades costeiras chinesas que exportavam seda, chá e porcelana. A prosperidade do comércio marítimo euro-asiático resultou numa forte influência mútua entre o oriente e o ocidente em termos de cultura, arte, religião e da vida. Ao mesmo tempo a Chinoiserie tornou-se popular na Europa, influenciando em muito a arte francesa e os produtos diários, que se tornaram produtos do intercâmbio cultural entre o oriente e o ocidente.

Para que os visitantes possam aprofundar os seus conhecimentos sobre o seu conteúdo, uma curta metragem animada será exibida na exposição para apresentar a história de Lorient. Serão também realizadas duas palestras das 15h00 às 16h00 e das 16h15 às 17h15 do dia 30 de Maio de 2015 no Auditório do Museu de Macau onde Brigitte Nicolas, directora do Musée de la Compagnie des Indes de Lorient, irá falar sobre a “Companhia Francesa das Índias Orientais e o Comércio com a China” e Esclarmonde Monteil, directora do Musée de la Toile de Jouy, irá falar sobre “O Padrão chinês em Toile de Jouy’. Ambas as palestras serão realizadas em inglês com tradução simultânea para cantonense. Os lugares são limitados pelo que se recomenda aos interessados a reserva de lugares o mais cedo possível. É favor contactar a Sra. Leong no telefone (853) 8394 1218 durante o horário de expediente.

O Museu de Macau encontra-se aberto diariamente das 10h00 às 18h00 (últimas admissões às 17h30). No entanto, informamos que para efeitos de preparação da cerimónia de abertura a bilheteira estará encerrada a partir das 16h00 do dia 29 de Maio de 2015. Para mais informações sobre esta exposição e outras actividades, é favor de ligar para o telefone (853) 2835 7911 durante o horário de expediente ou visitar os websites www.macaumuseum.gov.mo ou www.icm.gov.mo.