2015-06-10

Museu de Macau com entrada livre no Dia do Património Cultural da China

A fim de celebrar o Dia do Património Cultural da China, nos dias 13 e 14 de Junho (Sábado e Domingo), a entrada no Museu de Macau e no Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional, na dependência do Instituto Cultural, é livre. O Museu de Macau acaba de inaugurar uma excelente exposição que todos são convidados a visitar.

Esta exposição, intitulada “De Lorient ao Oriente – Cidades Portuárias da China e da França na Rota Marítima da Seda do século XVIII”, encontra-se patente no 3º piso do complexo, exibindo vários bens essenciais e produtos da Companhia Francesa das Índias Orientais levados da China para a Europa. Os itens em exposição foram tomados de empréstimo a vários museus franceses prestigiados: Musée de la Compagnie des Indes - Ville de Lorient, Musée des Arts décoratifs – Département Mode et Textile (Paris), Musée national des châteaux de Versailles et de Trianon, Musée de la Toile de Jouy (Jouy-en-Josas); e ainda de firmas francesas de renome, coleccionadores e The Peninsula Hong Kong. Através destas peças, os visitantes poderão compreender melhor o comércio de bens entre a França e as distantes cidades costeiras chinesas através da Rota Marítima da Seda naquela época.

A exposição inclui também uma introdução à elegante Chinoiserie – um fenómeno popular na Europa durante mais de um século devido ao próspero comércio marítimo euro-asiático na época – que vale a pena ver. A fim de proporcionar aos visitantes um conhecimento mais aprofundado do tema da exposição e sobre o respectivo contexto histórico, foi criada no local uma zona educativa onde se podem ver documentário e vídeos curtos de desenho animado, assim como uma simulação da viagem de Lorient a Guangzhou através de Macau naquela época.

Além disso, para aumentar o interesse dos mais jovens pela arte, história e cultura, a organização irá realizar o Workshop Criativo de Design de Porta Cartões para crianças, que terá lugar no dia 12 de Julho (Domingo) entre as 13:00 e as 17:00 horas, no Museu de Macau. Para informações, é favor contactar a Sra. Wu, através do tel. no 8394 1210 durante o horário de expediente.

Tanto residentes como turistas são bem-vindos a participar nas actividades mencionadas realizadas no Museu de Macau. Serão realizadas visitas guiadas à exposição temporária aos Sábados e Domingos entre as 15:30 e as 16:30 horas. O Museu de Macau encontra-se aberto entre as 10:00 e as 18:00 horas e o Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional entre as 10:30 e as 19:00 horas.

Para mais informações, é favor visitar o sítio web do Instituto Cultural: www.icm.gov.mo ou do Museu de Macau: www.macaumuseum.gov.mo, ou contactar o Museu de Macau através do tel. no 2835 7911 durante o horário de expediente.