2016-05-03

Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau 2016 inaugura em Maio revelando museus e paisagens

A fim de assinalar o Dia Internacional dos Museus deste ano, dezoito museus de Macau co-organizam o “Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau 2016”, subordinado ao tema “O Museu Móvel – Coexistência das Culturas Chinesa e Ocidental em Macau”, cuja cerimónia de abertura tem lugar no dia 8 de Maio, Domingo, pelas 15h00, na Calçada da Igreja de S. Lázaro e conta como convidados representantes de instituições museológicas da província de Guangdong e do Gabinete para os Assuntos Internos do Governo da R.A.E. de Hong Kong e respectivos museus, os quais irão dar o ponto de partida para uma série de actividades. O público em geral é bem-vindo a estar presente nesta cerimónia.

O tema principal do Dia Internacional dos Museus 2016 é “Museus e Paisagens Culturais”. Em resposta ao mesmo, e tendo como objectivo trazer à atenção dos residentes e turistas a paisagem única de Macau resultante dos encontros e fusão entre as culturas oriental e ocidental, esta edição do “Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau 2016” tem início no Bairro de S. Lázaro, estabelecendo uma ligação entre as zonas envolventes, edifícios históricos e uma atmosfera cultural, criando nesta zona emblemática um “museu móvel” e aí realizando uma série de excelentes actividades durante o mês de Maio. Estas actividades englobam elementos de integração das culturas oriental e ocidental, como religião, arquitectura, arte, música, selos postais, produtos alimentares e estilos de vida, entre outros, e incluem exposições temáticas, workshops, palestras, visitas guiadas e um carnaval de rua. As mesmas têm como objectivo promover junto de residentes e turistas os inestimáveis recursos culturais dos museus de Macau.

As exposições temáticas inseridas nestas actividades incluem temas como arquitectura histórica de Macau, obras submetidas a um concurso de fotografia relativo à coexistência das culturas chinesa e ocidental em Macau, arte e história, entre outros. No dia da abertura, o público terá acesso a diversas actividades, nomeadamente workshops de modelagem em barro, de design de serviços de chá, de pintura de tabuletas de rua, de pintura à mão de figuras, de gravação de selos, de plantação de ervas aromáticas e de produção das Etiquetas magnéticas, entre outros; palestras sobre a arquitectura e história únicas de Macau derivadas da sua fusão cultural; e ainda T-shirts com impressões temáticas, prova de vinhos, entre outros.

Neste ano, o “Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau 2016” é co-organizado pelos Museu Natural e Agrário, Museu do Grande Prémio, Núcleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Macau, Arquivo Histórico Tung Sing Tong, Espaço Patrimonial - Uma Casa de Penhores Tradicional, Museu dos Bombeiros, Museu Marítimo, Museu das Comunicações, Museu da História da Taipa e Coloane, Museu das Ofertas sobre a Transferência de Soberania de Macau, Museu Memorial Lin Zexu de Macau, Centro de Ciência de Macau, Casa Cultural de Chá de Macau, Casa Memorial do Dr. Sun Yat Sen em Macau, Museu de Macau, Museu de Arte de Macau, Museu do Vinho e Casas-Museu da Taipa. Entidades de apoio: Diocese de Macau, Albergue da Santa Casa da Misericórdia, Associação Promotora para as Indústrias Criativas na Freguesia de São Lázaro, 10 Fantasia e Casa de Artes “Tai Fong Tong”. Durante o mês de Maio, cada museu organiza outras actividades comemorativas, exposições, workshops, palestras e dias de entrada livre. Para mais informações, é favor visitar à página electrónica dos Museus de Macau em www.museums.gov.mo, ficar atento às contas de WeChat do Instituto Cultural e da Direcção dos Serviços de Turismo ou ligar para o telefone n.º 8394 1217, durante o horário de expediente.