2011-04-20

Museu de Macau lança série de Actividades para Celebrar o Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus celebra-se no dia 18 de Maio. Este ano, neste dia, o Museu de Macau, organismo dependente do Instituto Cultural e a sua galeria dependente Casa de Penhores Tak Seng On, irão estar abertos ao público gratuitamente.

Para além de duas sessões de visitas guiadas (11:00 - mandarim; 15:00 - cantonense), o Museu de Macau irá organizar duas actividades incluindo o jogo “Como Conhecer Melhor os Caracteres Chineses” e demonstrações de “Douramento e pintura de figuras religiosas em madeira” no mesmo dia, a fim de promover o artesanato tradicional parte do património cultural imaterial da China, aumentar a consciencialização do público sobre a protecção do património cultural imaterial de Macau. As duas actividades estão agendadas entre as 11h00 e 13h00 e entre 15h00 e 17h00, respectivamente. O Museu de Macau convida os residentes e turistas a experimentar a oportunidade rara de assistir às demonstrações de artesanato e a participar nos jogos referidos.

No dia 8 de Maio, Domingo, o Museu de Macau participa na Feira do Dia Internacional dos Museus - Macau 2011, na Praça do Tap Seac, conjuntamente com outros museus de Macau, o qual inclui exposições, espectáculos, workshops e jogos, demonstrando as funções culturais, históricas e educacionais dos museus e as características dos diferentes museus. A Feira irá também participar alguns museus de Guangdong e de Hong Kong.

No âmbito do tema deste ano, “Museu e Memória”, o Museu de Macau irá levar a cabo o Workshop “Património Cultural Imaterial Nacional de Macau – Douramento e Pintura de Figuras Religiosas em Madeira para Pais e Filhos” na Feira entre as 15h00 e 18h30. Este workshop compreende sete sessões de meia hora cada e 20 participantes por sessão. Após o workshop, os participantes poderão levar para casa os seus trabalhos entalhados em folha de ouro com os 12 signos do zodíaco chinês como lembranças. Os pais são convidados a participar no workshop com os seus filhos. É exigida inscrição prévia no workshop e os lugares estão disponíveis por ordem de inscrição. Para efectuar a inscrição, é favor contactar o Sr. Sio através do tel. 8394 1233 ou a Sra Lei através do tel. 8394 1231, durante as horas de expediente.

A fim de destacar o tema do Dia Internacional dos Museus, o Museu de Macau irá prolongar a duração da exposição temporária “Harmonias Celestiais – Música Ritual Tauista de Macau, actualmente em exibição na galeria do 3o andar do Museu, até ao dia 29 de Maio de 2011.

Para mais informações sobre as actividades do Dia Internacional dos Museus, é favor ligar para o tel. 2835 7911 durante as horas de expediente ou visitar o sítio web do Museu de Macau em www.macaumuseum.gov.mo.