2016-09-12

Exposição “O Fascinante Barco Vermelho” no Museu de Macau é prolongada

A exposição “O Fascinante Barco Vermelho - Um Episódio na Cultura da Ópera Cantonense”, organizada pelo Museu de Macau, sob os auspícios do Instituto Cultural, tem tido uma resposta entusiástica por parte de residentes e turistas. Atendendo à grande procura por parte do público, a Organização irá prolongar a Exposição até ao dia 27 de Novembro.

A Ópera Cantonense, uma arte performativa estilisticamente inspirada na cultura de Lingnan, foi inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2009. Muitas das primeiras óperas cantonenses foram herdadas do zaju (espectáculo de variedades) da dinastia Yuan, apresentando histórias sobre imperadores, generais e funcionários importantes na Planície Central da China. Prevalecendo nas Províncias de Guangdong e Guangxi desde o seu advento nas dinastias Ming e Qing, a Ópera Cantonense prosperou consideravelmente no Delta do Rio das Pérolas durante o final da dinastia Qing. Nos anos trinta do século XX, graças aos esforços reformistas dos membros do sector, a Ópera Cantonense conheceu um período de grande diversificação, adaptando-se aos gostos do público e resultando assim na sua popularização e numa aclamação mais apaixonada do que no passado.

Nesta exposição, são exibidos cerca de 100 artefactos, incluindo os artefactos mais representativos do Museu de Macau relacionados com a Ópera Cantonense, e ainda textos informativos, fotografias e artigos disponibilizados por associações e organizações de ópera cantonense, os quais ilustram com clareza a história e o desenvolvimento da ópera cantonense em Macau. A fim de enriquecer a exposição, foi ainda organizada uma série de eventos, incluindo palestras e um workshop, em paralelo com a exposição. Os Prémios de Palavras Cruzadas serão atribuídos até ao dia 9 de Outubro. Os interessados poderão obter o respectivo formulário de inscrição no local ou descarregá-lo na página do Museu de Macau (www.macaumuseum.gov.mo), devendo colocar o mesmo, devidamente preenchido, na Caixa de Recolha de Palavras Cruzadas, no 3º andar do Museu de Macau, durante o período de realização da exposição. O Museu de Macau irá divulgar os nomes dos vencedores e as instruções para o levantamento do prémio na sua página electrónica no dia 25 de Outubro.

O prolongamento do período de exposição permitirá aos residentes e visitantes ter tempo suficiente para visitar a mostra e ficar assim a conhecer, de forma mais aprofundada, a Ópera Cantonense, promovendo assim esta arte enraizada na antiga tradição de Lingnan. O Museu oferece ainda visitas guiadas a estudantes e idosos de escolas e organizações comunitárias, mediante marcação. Para mais informações, é favor contactar a Sr.ª Leong através do telefone n.º 8394 1218, durante o horário de expediente.

O Museu de Macau abre diariamente das 10:00 às 18:00 horas (a bilheteira encerra às 17:30), encerrando à Segunda-feira. Para mais informações sobre a Exposição e as actividades acima referidas, é favor contactar o Museu de Macau através do telefone n.º 2835 7911 durante o horário de expediente, ou visitar a página electrónica do Museu de Macau (www.macaumuseum.gov.mo).