2011-01-30

Museu de Macau aberto ao público durante o Ano Novo Chinês

O Museu de Macau e as suas galerias dependentes : Museu de Arte Sacra e Cripta, Centro Ecuménico Kun Iam, Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional, Acesso à Fortaleza do Monte e Capela da Guia na Fortaleza da Guia estarão abertas ao público na véspera do Ano Novo Chinês e o terceiro dia do Ano Novo Lunar (2 a 5 de Fevereiro). Satisfazendo a necessidade dos cidadãos durante os dias festivos, além de domingo, os residentes de Macau e estudantes portadores de cartão de estudantes podem visitar o Museu gratuitamente entre o dia 3 e 6 de Fevereiro.

A exposição “Harmonias Celestiais – A Música Ritual Tauísta em Macau” está patente ao público. O Tauísmo é uma crença religiosa e popular da China, daí que a Música Ritual Tauísta que se toca nas cerimónias rituais tauístas, faz parte da música folclórica chinesa. Em 2009, a “Música Ritual Tauísta em Macau” foi seleccionada como um dos ítens do Património Cultural Imaterial de Macau. Os visitantes podem através da exposição conhecer os valores culturais com um repertório de mais de 500 peças bem preservadas.

Para aumentar os programas festivais aos turistas e cidadãos, a partir de 1 de Fevereiro, no átrio do Museu de Macau encontram-se vitrinas com peças utilizadas pelo Primeiro-Ministro Wen Jiabao, do Conselho de Estado, durante a sua visita ao Museu de Macau em Novembro de 2010. Além disso, no 3° piso à saída do Museu transmite um video sobre o Primeiro-Ministro a conversar com a juventude de Macau. Os espectadores podem ser testemunhas do simpático e gentil Primeiro-Ministro que interessa pela juventude.

O horário de funcionamento do Museu de Macau, das 10h00 às 18h00 (últimas admissões às 17h30). Para mais informações sobre o horário de funcionamento do Museu, é favor contactar através o n° de tel. 853-2835 7911 dentro do horário de expediente ou visitar o website do Museu de Macau: www.macaumuseum.gov.mo ou a página do Instituto Cultural www.icm.gov.mo.