2013-03-01

A Exposição do Museu de Macau “Viagem aos Confins do Mundo: Michele Ruggieri e os Jesuítas na China”

A Exposição “Viagem aos Confins do Mundo: Michele Ruggieri e os Jesuítas na China” co-organizada pelo Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau, Museu de Macau e Arquivo Nacional de Roma, irá terminar no dia 3 de Março (Domingo), pelas 18h00. Esta exposição é um projecto inscrito no “Ano de Diálogo Intercultural China-União Europeia 2012” do Ministério da Cultura Nacional. Se desejam conhecer o papel principal de Macau no intercâmbio cultural entre a China e a Europa, sejam bem-vindos à exposição.

A exposição tem como núcleo o manuscrito dos Atlas da China desenhados por Ruggieri e mapas desenhados por outros jesuítas, apresentando, através das suas histórias de vida, o desenvolvimento da Companhia de Jesus criada na Itália em meados do século XVI ao início do século XVII. Divide-se em oito secções que englobam mais de uma centena de peças da colecção maravilhosa, mostrando-se aos espectadores os cenários históricos no período inicial do intercâmbio cultural entre a China e a Europa em Macau, dispondo ainda das apresentações multimédia, uma zona educativa e de jogo para deixar os participantes conhecerem melhor o tema da exposição.

Além das peças provenientes do Arquivo Nacional de Roma e do Museu de Macau, a exposição obtém ainda o apoio das várias instituições culturais, tais como, Companhia de Jesus em Portugal, Biblioteca Alessandrina di Roma, Biblioteca Nazionale Centrale di Roma, Biblioteca Angelicum di Roma, Archivio di Stato di Napoli, Bibliothèque Nationale de France, Diocese de Macau, Companhia de Jesus em Macau, Museu da Santa Casa da Misericórdia, Biblioteca Central de Macau, Arquivo Histórico de Macau, as quais emprestaram algumas das suas relíquias culturais de colecção para a exibição. A exposição atraiu cerca de 60 mil residentes e turistas durante estes três meses, contando também com a participação das escolas e associações.

Além disso, o Instituto Cultural colaborou ainda com o Centro de Estudos de Macau da Universidade de Macau para realizar o “Simpósio sobre Atlas da China de Michele Ruggieri” a 28 de Fevereiro (Quinta-feira), pelas 09h30, no Auditório do Museu de Macau, sendo convidados 13 académicos célebres provenientes do exterior, Interior da China, Taiwan, Hong Kong e Macau para assistir e apresentar as dissertações. Esta iniciativa será conduzida em mandarim e inglês, com tradução simultânea. Os lugares são limitados e obtidos por ordem de chegada. Para mais informações, podem ligar para o número 83996382 durante o horário de expediente. O horário da abertura do Museu de Macau é das 10h00 às 18h00 (encerra às Segundas-feiras). Os cidadãos podem visitar gratuitamente com a apresentação do bilhete de identidade de residente ou cartão de estudante válidos aos Domingos. Os detalhes sobre a exposição podem ser consultados durante o horário de expediente através do telefone: 28357911 ou da página electrónica do Museu: www.macaumuseum.gov.mo.