2015-04-28

Dia Internacional dos Museus 2015
Museus dedicado a uma sociedade sustentável

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, 18 museus de Macau co-organizam o “Festival do Dia Internacional dos Museus 2015”, cuja cerimónia de abertura terá lugar no dia 17 de Maio, Domingo, pelas 15:00 horas, no largo em frente ao Templo de A-Má. Uma das actividades principais do Festival, “Museu Móvel – Conversas no Teatro de Bambu de A-Má”, inclui exposições temáticas, actuações, workshops e palestras, cobrindo um leque diversificado de temas, constituindo uma das actividades comemorativas dos 10 anos do reconhecimento do património mundial de Macau, estando todos os cidadãos convidados a participar.

A exposição temática integrada na “Conversas no Teatro de Bambu de A-Má” debruça-se sobre festividades, crenças e artesanato tradicionais dos pescadores de Macau, tais como a construção de andaimes em bambu e o fabrico de placas decorativas de flores, os laços entre a comunidade, ópera para divindades, entre muitos outros, combinando elementos como a estética da ópera, estrutura da construção, acústica, para além de dar a conhecer costumes e tradições locais. A exposição permitirá ao público ficar a conhecer e compreender melhor múltiplos aspectos das estruturas destinadas a actuações de ópera, bem como ter a percepção da essência da cultura e tradições locais. “Museu Móvel – Conversas no Teatro de Bambu de A-Má” estará aberta ao público entre 17 de Maio e 21 de Maio, das 10:00 às 18:00 horas. Estão igualmente previstas actividades destinadas aos estudantes, permitindo às gerações mais novas experienciar em primeira mão estas tradições culturais há muito transmitidas, através de exposições, actuações e workshops interactivos, promovendo-se assim a sua participação na preservação da cultura local, pondo em prática o tema deste ano do Dia Internacional dos Museus: “Museus para uma Sociedade Sustentável”. As escolas poderão inscrever-se através do telefone n.º 8394 1217, no horário de expediente.

A cerimónia de abertura do “Festival do Dia Internacional dos Museus 2015” tem lugar no dia 17 de Maio, Domingo, entre as 15:00 e as 18:00 horas, no Teatro de Bambu de A-Má, instalado em frente ao templo dedicado à deusa. Foram convidadas para participar nestas actividades 29 entidades culturais da província de Cantão e 19 museus sob a égide do Gabinete dos Assuntos Internos de Hong Kong, entre outros.

*Actividades do Dia Internacional dos Museus de Macau 2015