2012-03-06

Museu de Macau organiza Oficina da Dança do Dragão Embriagado

A fim de promover ainda mais a cultura do festival do dragão embriagado de Macau, e colaborar com a exposição "Uma Dança Arrojada – O Festival do Dragão Embriagado em Macau" que está em andamento, o Museu de Macau planeou especialmente “Oficina – Aprender a Dança do Dragão Embriagado", principalmente para os jovens interessados, com o objectivo de promover e divulgar os valores culturais da dança do dragão embriagado através de exprimentar essa arte tradicional característica por conhecer a história e pela experiência real.

O Festival do Dragão Embriagado foi inscrito, em 2009, na Lista do Património Cultural Imaterial de Macau, e em Maio de 2011, na Lista do Património Cultural Imaterial Nacional. Para coincidir com a exposição "Uma Dança Arrojada – O Festival do Dragão Embriagado em Macau" realizada no Museu de Macau até 15 de Abril, bem como promover esse antigo costume popular de Macau, o Museu de Macau convidou Kwan Vai Meng, Director da Associação Comercial de Peixe Fresco de Macau, como tutor da oficina, para explicar a história e as habilidades básicas da dança do dragão embriagado, deixando os jovens experimentarem o prazer nesta actividade. A oficina irá realizar em 11 (Domingo) e 18 (Domingo) de Março, duas aulas por dia, das 15h00 às 16h00 e das 16h00 às 17h00. A entrada é gratuita, sejam bem-vindos os jovens de 10 a 15 anos de idade, os interessados podem contactar com a Senhora Wu (8394 1210) nos dias úteis a partir de hoje e até dia 15 de Março, as vagas são limitadas, 15 pessoas para cada turma, primeiro a contactar, primeiro a ser servido.

Além disso, a consulta pública sobre as quatro candidaturas em 2011 a Património Cultural Imaterial de Macau, “Gastronomia Macaense”, "Teatro Maquista (Teatro em Patuá )”, "Crenças e Costumes de A-Ma de Macau” e “Crenças e Costumes de Na Tcha de Macau”, terminará no dia 10 de Março, pelo que se solicita às personalidades de diversos círculos que tenham alguma objecção, o envio, antes do termo do prazo acima, de um documento escrito relatando as suas razões e fundamentos, para o endereço Praceta do Museu de Macau, Nº 112, por correio ou em mão no Museu de Macau, ou por fax para o n.º 2835 8503. De acordo com a data do carimbo, se for por correio. Toda a correspondência deve indicar o remetente, o seu endereço, telefone e forma preferida de contacto. Já se encontram disponibilizados nos sítios de internet do Instituto Cultural e do Museu de Macau as introduções e vídeos das quatro candidaturas, enquanto as fotocópias dos boletins de candidatura encontram-se disponíveis para consulta nos seguintes locais tutelados pelo Instituto Cultural: Biblioteca Central de Macau, Biblioteca Sir Robert Ho Tung, Biblioteca da Ilha Verde e na Biblioteca do Edifício do IACM. Em caso de dúvidas é favor visitar o sítio web do Museu de Macau em www.macaumuseum.gov.mo ou contactar o Sr. Tou pelo telefone n.º 8394 1209.