2016-05-12

“Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau 2016” foi inaugurado

A fim de assinalar o Dia Internacional dos Museus deste ano, dezoito museus de Macau organizam a cerimónia de abertura do “Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau 2016”, que teve lugar no dia 8 de Maio, Domingo, pelas 15:00 horas, no corredor da Albergue SCM. No evento estiveram presentes o Presidente do Instituto Cultural, Ung Vai Meng; a Directora-Adjunta do Departamento Provincial de Relíquias Culturais de Guangdong, Liu Li Tuan; o Director-Adjunto do Departamento de Serviços de Lazer e Culturais da Região Administrativa Especial de Hong Kong, Chan Shing Wai; a Directora dos Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes; a Directora dos Serviços de Correios, Lau Wai Meng; o Segundo-comandante do Corpo de Bombeiros, Chao Ka Cheong; a Directora do Museu Marítimo, Chan I Un; o Curador do Centro de Ciência de Macau, Sio Hon Pan; a Chefe de Divisão de Estudos e Conservação da Natureza dos Serviços de Zonas Verdes e Jardins do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Fanny Chen; o Vice-Presidente da Associação de Beneficência Tung Sin Tong, José Chui Sai Peng; o Presidente da Associação de Templo Lin Fung e do Museu Memorial de Lin Zexu de Macau, Kong Su Kan e o Assistente do Director da Casa Memorial do Dr. Sun Yat Sen em Macau, Lin Chia-Che. Foram também convidados representantes de instituições museológicas da província de Guangdong e do Gabinete para os Assuntos Internos do Governo da R.A.E. de Hong Kong e respectivos museus. As actividades subordinam-se a três conceitos principais, nomeadamente “penetrar nas comunidades, espaços abertos e temas locais”. Entre estas, destaca-se o “O Museu Móvel – Coexistência das Culturas Chinesa e Ocidental em Macau”, o qual reúne exposições, palestras, workshops e visita guiada dos sítios, num formato inovador e rico em conteúdo.

O Carnaval enfatiza a responsabilidade dos museus não só para com as suas colecções, mas também para com o ambiente que os rodeia, fortalecendo os laços entre as pessoas e o ambiente e contribuindo para um desenvolvimento sustentável dos museus de Macau. O Presidente do Instituto Cultural, Ung Vai Meng afirmou no seu discurso que, esta edição implementa o conceito de “Museu Móvel” através da transformação das ruas e edifícios envolventes em espaços de exposição bem como de actuação, palestras, workshops e visitas guiadas aos sítios, tendo como objectivo levar os cidadãos a apreciarem, sob diversos pontos de vista, a coexistência das culturas chinesa e ocidental em Macau.

No dia de abertura o público teve acesso a diversas actividades no Bairro de S. Lázaro, nomeadamente workshops, visitas guiadas, palestras, T-shirts com impressões temáticas e exposições temáticas, entre outras, algumas patentes até ao dia 18 de Maio (a exposição temática do “Concurso de Fotografia do Dia Internacional dos Museus de Macau, 2016” estará patente até ao dia 28 de Maio). Nos dias 14, 15, 18, 21, 22, 28 e 29 de Maio serão realizados vários workshops relativos a artes, modelagem, barro, design de conjuntos de chá, placas de rua e cultivo de ervas, entre outros, enquanto nos dias 14, 18 e 21 de Maio, serão organizadas três palestras para explorar a coexistência das culturas chinesa e ocidental em Macau, sobre arte, história e literatura. Além disso, no dia 14, 15, 21, o público será convidado a participar nas visitas guiadas sobre a história do Seminário e Igreja de São José, aos Cemitérios e ao Bairro de São Lázaro.

Para mais informações, é favor visitar a página electrónica dos Museus de Macau (www.museums.gov.mo), ou seguir as contas de WeChat do Instituto Cultural e da Direcção dos Serviços de Turismo, ou ligar para o telefone n.º 8394 1217, durante o horário de expediente.