2010-12-14

Abertura da Exposição da Música Ritual Tauista no Museu de Macau

A exposição “Harmonias Celestiais – A Música Ritual Tauista em Macau”, organizada pelo Museu de Macau, na dependência do Instituto Cultural, terá a sua cerimónia de abertura no espaço próprio no dia 16 de Dezembro (Quinta-feira) às 18h00 e estará patente ao público no dia seguinte, 17 de Dezembro até ao dia 20 de Março do próximo ano. O Museu pretende, através da exposição, divulgar e sensibilizar, da melhor forma, o público para a salvaguarda do património cultural imaterial local.

Na sequência da inscrição com êxito da “Escultura de Ídolos Sagrados de Macau” na lista do segundo lote do Património Cultural Imaterial Nacional (categoria “Artes Tradicionais”) em Junho de 2008, em 2009 o Museu de Macau voltou a desencadear, junto do Ministério da Cultura, o processo de declaração de um total de três ítens, nomeadamente a “Música Ritual Tauista de Macau” (categoria “Artes Tradicionais”), “Naamyam Cantonense” (Canções Narrativas), “Festival do Dragão Embriagado” (categoria “Costumes Populares”) na Lista do Património Cultural Imaterial Nacional.

O Tauismo é uma crença religiosa e popular da China e faz parte da cultura chinesa. O seu longínquo desenvolvimento abunda a cultura tradicional chinesa e deixa influências substanciais até aos dias de hoje. A cultura tradicional chinesa estruturada pelo Confucionismo, Budismo e Tauismo constitui o pilar da cultura local, daí que a Música Ritual Tauista que se toca nas cerimónias rituais tauistas, designada “Música de Zhaijiao” ou “Música de Fashi” foi seleccionada como um dos itens do Património Cultural Imaterial Local.

A realização da exposição “Harmonias Celestiais – A Música Ritual Tauista em Macau” por parte do Museu de Macau, na dependência do Instituto Cultural, tem como objectivo, não só expor os resultados representativos da música tradicional local de Macau e divulgar o seu valor cultural inerente, mas também dar a conhecer a importância do resgate, salvaguarda, ordenação e estudo da música tradicional local em vias de extinção e os seus resultados de trabalhos, visando, desta forma, enriquecer junto da população de Macau o conhecimento deste património cultural imaterial e reforçar a todos os sectores da sociedade a consciência da protecção do património cultural imaterial.

A fim de que a população de Macau e os turistas possam conhecer melhor as características da Música Ritual Tauista de Macau, o Museu de Macau marcou dois seminários temáticos na agenda em articulação com a presente exposição, sendo que o primeiro decorreu no dia 27 do mês passado e o segundo se realizará no dia 18 de Dezembro (Sábado) das 15h00 às 17h00, no auditório do Museu de Macau e será presidido pelo antigo professor associado do Conservatório de Música, Wang Zhongren. Seja bem-vinda a participação dos interessados. Como os lugares são limitados, a inscrição será efectuada pela ordem cronológica. Os interessados podem telefonar para o Museu de Macau, durante o horário de funcionamento, das 10h00 às 18h00 ( fechado às segundas-feiras), pelo no. 8394 1204 ou visitar a página do Instituto Cultural www.icm.gov.mo ou do Museu de Macau www.macaumuseum.gov.mo.