2010-05-03

Museu de Macau realiza actividades para Dia Internacional dos Museus

Para comemorar o anual “Dia Internacional dos Museus”, o Museu de Macau realiza uma série de actividades. Além de entrada gratuíta ao dia 15 de cada mês, no dia 18 de Maio (Terça-feira), “Dia Internacional dos Museus”, o Museu de Macau e Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional serão abertos gratuitamente ao público. Nessa altura, no Museu de Macau têm guias de visitas gratuítos, e realizam actividades “Entrar no Museu”. Colocarão barracas de jogos com tema do museu e demonstrarão como se faz massas tradicionais, a fim de promover artesanato tradicional chinês imaterial, e atingir o objectivo “Museu para a harmonia social”, tema do “Dia Internacional dos Museus”. O horário das actividades é das 11h00 às 13h00, e das 15h00 às 17h00. Sejam bem-vindos os cidadãos e turistas a apreciar o artesanato tradicional e participar nos jogos.

O Museu de Macau participará no “Carnaval dos Museus de Hong Kong, Macau e Cantão” na Praça do Tap Seac no dia 9 de Maio de 2010 (Domingo). O Carnaval incluirá exibição, execução e jogos, reforçará as relações entre os museus e o público, divulgará a cultura e a história local, e demonstrará a função de ensino dos museus. Os museus de Cantão e Hong Kong também vão participar na actividade. O Carnaval demonstra as características dos diversos museus, e as actividades são diversas.

No Carnaval, o Museu de Macau realiza-se “Workshop para fazer massas tradicionais (família)”, das 14h00 às 18h30. O Workshop tem 9 turmas. Cada turma dura meia hora, e uma turma tem 15 pessoas no máximo. Os produtos feitos ou semi-feitos podem ser levados como lembrança. Quem quiser participar na actividade acima referida, precisa de registar com antecedência, contacte com Senhor Ho (83941217) ou Senhora Wu (83941210) nos dias úteis. As vagas são limitadas. Primeiro a contactar, primeiro a ser servido.

De 29 de Maio a 29 de Agosto de 2010, no 3.º andar do Museu de Macau do Instituto Cultural do governo da RAEM, realiza-se uma grande exposição “Refúgio de Viajante --- Obras-primeiras de George Chinnery”. George Chinnery, famoso nos pintores chegados na China cedo, é considerado pintor ocidental que tem mais influência no oriente no Século XIX. Para comemorar o pintor britânico chegado na China há 185 anos, o Museu de Macau organiza a exposição para exibir as obras de Chinnery nas eras diferentes (da década 1790 à 1840), incluindo pinturas a óleo, aguarelas, desenhos e esboços. Também exibem 142 obras de outros pintores dessa altura quem foram influenciados pelo Chinnery. Ao apreciar as obras, o público pode conhecer mais a história de Macau. Esta exposição é um dos temas principais do festival de arte deste ano.

Durante a exposição, realizam uma série de palestras sobre Chinnery: “Chinnery e Macau”, de Doutor Chan Kai Chon (em Cantonês, 29 de Maio de 2010, Sábado, das 15h00 às 17h00). “Extremo Oriente descrito por Chinnery”, de senior investigador Patrick Conner (em Inglês, tem interpretação para Cantonês, 5 de Junho de 2010, Sábado, das 15h00 às 17h00). “Macau, Cantão e Hong Kong na era de Chinnery”, de Doutor Joseph S.P. Ting, ex-director do Museu de História de Hong Kong (em Cantonês, 19 de Junho de 2010, Sábado, das 15h00 às 17h00). Quem quiser participar nas palestras supraditas, contacte com Senhora Wu (83941210) ou Senhor Ho (83941217) nos dias úteis. As vagas são limitadas. Primeiro a contactar, primeiro a ser servido.

Se os cidadãos queiram tomar conhecimento das actividades organizadas pelo Museu de Macau acerca do “Dia Internacional dos Museus”, liguem para 28357911 nos dias úteis, ou vejam informações no site (www.macaumuseum.gov.mo).