2013-05-30

Entrada gratuita para crianças no Museu de Macau no Dia Internacional da Criança

De modo a estimular os pais a levarem os seus filhos aos museus, instituições que hoje desempenham um importante papel social e educativo, o Museu de Macau, subunidade do Instituto Cultural, oferece entrada gratuita às crianças com idade inferior a 12 anos e a dois adultos acompanhantes no dia 1 de Junho, Sábado, Dia Mundial da Criança, sendo também gratuitas nesse dia as visitas guiadas a ter lugar pelas 15:00 horas (em cantonês) e pelas 16:00 horas (em mandarim). Nos dias 8 e 9 de Junho (Sábado e Domingo), Dia do Património Cultural da China, a entrada no Museu de Macau será gratuita para o público em geral.

Sendo um dos trabalhos centrais dos museus apoiar o desenvolvimento das crianças e jovens e a educação da sociedade, o Museu de Macau tem vindo a renovar os conteúdos educativos das exposições permanentes bem como a desenvolver actividades interactivas e multimédia em exposições. O Museu de Macau tem procurado disponibilizar, nas suas exposições temáticas e demais actividades, conteúdos e jogos adequados às crianças e jovens, permitindo, assim, às crianças e igualmente aos seus pais adquirir conhecimentos sobre as exposições do Museu e conhecer a história e compreender mais a fundo a cultura e história de Macau.

A exposição temporária “Mundo de Fantasia – Chinoiserie”, patente no Museu de Macau, revela o fascínio dos europeus pela cultura chinesa nos séculos XVII e XVIII e o nascimento da Chinoiserie, através de objectos de uso quotidiano, imagens e documentários, podendo incentivar o interesse dos mais novos para a cultura chinesa. A exposição inclui jogos interactivos para as crianças, as quais podem ainda encontrar outras actividades na área didáctica. Esta exposição possibilita às crianças obter conhecimentos e ganhar interesse pela cultura e arte chinesas.

A exposição “Mundo de Fantasia – Chinoiserie” está patente até ao dia 18 de Agosto, diariamente das 10:00 às 18:00 horas (encerra às Segundas-feiras), estando disponíveis visitas guiadas, devendo as reservas por associações e escolas ser realizadas previamente. A entrada no Museu é livre aos Domingos para residentes e estudantes, mediante a apresentação do bilhete de identidade de Macau ou cartão de estudante válido. Para mais informações é favor ligar para o telefone n.º 2835 7911, durante o horário de expediente, ou visitar os sítios web do Museu de Macau, em www.macaumuseum.gov.mo, ou do Instituto Cultural, em www.icm.gov.mo.