2014-07-06

Palestra temática sobre Colódio Húmido – Estética de Imagens Nostálgicas Contemporâneas organizada p

A exposição Colotipia ‧ Retorno - Perspectivas Convergentes de John Thomson e Wong Ho Sang, organizada pelo Museu de Macau, sob a égide do Instituto Cultural, recebeu uma participação activa dos visitantes desde a sua abertura, e na qual foram atendidos aproximadamente 30 mil visitantes até ao dia 30 de Junho. Para coordenar esta exposição, o Museu de Macau realizará a palestra temática de entrada gratuita sobre Colódio Húmido – Estética de Imagens Nostálgicas Contemporâneas no Auditório do Museu no dia 19 de Julho (Sábado), pelas 15:00 horas, sendo bem-vinda a participação do público.

Esta exposição contém duas secções. A primeira secção exibe os trabalhos do fotógrafo britânico John Thomson (1837-1921) na sua primeira visita ao Extremo Oriente, no século XIX. Exibe-se as fotos tiradas por Thomson durante a viagem na China entre 1868 e 1872, e o álbum colecção Illustrations of China and Its People, publicado entre 1873 e 1874 em Londres através da técnica da colotipia. A segunda secção da exposição demonstra os trabalhos de colódio húmido realizados particularmente para esta exposição pelo fotógrafo contemporâneo de Macau, Wong Ho Sang, para que os visitantes possam ter um conhecimento sobre o método de fotografia utilizado por John Thomson no século XIX. Através desta exposição, podemos conhecer que Thomson resolveu o problema de clareza na impressão de imagem que teve com a técnica de impressão tradicional da época através da utilização da técnica de colotipia, uma técnica de impressão mais avançada naquela altura e capaz de produzir imagens de elevada resolução.

A palestra temática é presidida pelo Sr. Wong Ho Sang, que vai apresentar simplesmente o contexto histórico, a técnica operacional e a tendência moderna do colódio húmido. A presente palestra será realizada em cantonês, sendo bem-vinda a participação do público, e para a respectiva inscrição, pode contactar com a Sra. Leong através do no. 8394 1218 durante as horas de expediente. Os participantes da palestra podem visitar gratuitamente o Museu de Macau no mesmo dia, bem como participar no jogo de escapar da sala fechada sobre “O Segredo de Colódio Húmido”, instalado na área educacional da exposição temporária. Para além disso, os cidadãos e os turistas que visitam o Museu e à exposição temporária e terminam o jogo durante 2 minutos, poderão obter um conjunto de cartões postais “Fotografias antigas de Macau”, os que são limitados ao stock existente.

O Museu de Macau encontra-se aberto diariamente das 10:00 às 18:00 horas (a bilheteira encerra às 17:30 horas), encerrado à segunda-feira e os residentes podem visitar a exposição gratuitamente aos Domingos, apresentando o bilhete de identidade de Macau ou cartão de estudante válido. Para mais informações sobre a presente exposição e outras actividades conexas, é favor ligar para o tel. (853) 2835 7911 durante as horas de expediente ou consultar: www.macaumuseum.gov.mo ou www.icm.gov.mo.