2015-01-11

Entrada gratuita para idosos e grupos no Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional

O Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional, galeria dependente do Museu de Macau do Instituto Cultural, concede, a partir do ano de 2015, entrada gratuita aos portadores do Bilhete de Identidade Residente de Macau com idades iguais ou superiores a 65 anos, e aos grupos escolares e organizações sem fins lucrativos desde que as visitas sejam marcadas previamente; mantém-se, no entanto, a entrada de MOP$5 para os restantes residentes e turistas. O Instituto Cultural pretende, com esta nova medida, permitir ao público conhecer melhor o Espaço Patrimonial uma Casa de Penhores Tradicional e a história desta indústria em Macau.

A Casa de Penhores Tak Seng On, fundada em 1917, é constituída por duas partes, designadamente a Casa de Penhores e a Torre Prestamista. Anteriormente era propriedade de um grande empresário de Macau, o Sr. Kou Ho Neng, sendo actualmente a casa de penhores tradicional existente com a estrutura mais completa. O Instituto Cultural, após obras de conservação, abriu a Casa de Penhores Tak Seng On ao público no dia 21 de Março de 2003, permitindo aos visitantes conhecer o modo de operação e os procedimentos relevantes desta antiga indústria, através da observação das ferramentas, facturas e registos expostos na Casa. Além disso, para o público ficar a conhecer melhor a história do desenvolvimento da indústria de penhores em Macau, sobretudo nos seus tempos áureos, a partir de Janeiro do corrente ano, estão disponíveis visitas guiadas através de vídeo, oferecendo-se também entrada gratuita aos portadores do Bilhete de Identidade Residente de Macau com idades iguais ou superiores a 65 anos, assim como aos grupos escolares e organizações sem fins lucrativos, desde que as visitas sejam marcadas previamente.

O horário de abertura do Espaço Patrimonial Uma Casa de Penhores Tradicional é das 10h30 às 19h00, encerrando na primeira Segunda-feira de cada mês, e a sua capacidade máxima é de 20 pessoas num mesmo tempo. Para mais informações, é favor contactar o IC através do telefone no 2835 7911, durante o horário de expediente, ou visitar os websites www.macaumuseum.gov.mo e www.icm.gov.mo.