2009-08-17

Exposição A Invenção da Fotografia e as Primeiras Fotografias de Macau Última Semana

Organizada pelo Museu de Macau, a exposição “Uma Viagem Através da Luz e da Sombra – A Invenção da Fotografia e as Primeiras Fotografias de Macau, China, encontra-se actualmente patente.

Esta exposição de grande significado histórico atraiu mais de 50,000 residentes e turistas desde a sua inauguração no dia 23 de Maio. Alguns académicos e idosos efectuaram mesmo diversas visitas à exposição. Além disso, foram ainda organizadas numerosas visitas à exposição por instituições académicas e escolas. Convidamos todos os residentes e turistas a desfrutar desta extraordinária exposição que encerra no próximo dia 23 de Agosto e a qual se encontra aberta entre as 10 e as 18 horas (a bilheteira encerra à 17:30 horas).

Com o objectivo de comemorar o 170º aniversário da invenção da fotografia e o 165º aniversário da introdução da fotografia na China, o Museu de Macau colaborou, na organização desta exposição na cidade através da qual a fotografia foi pela primeira vez introduzida na China, com 13 instituições culturais e coleccionadores particulares, incluindo o Museu Nicéphore Niépce. A exposição inclui 190 fotografias cedidas pela Biblioteca Nacional de França, Museu Nacional de Arte Asiática-Guimet, e instituições de grande gabarito similares. As fotografias tridimensionais, a maior parte das quais nunca foi exibida na Ásia, mostram cenas de Macau, Guangzhou, Hong Kong, Guangxi, Xangai e Pequim no séc. XIX e no início do séc. XX. A exposição inclui também 262 exemplos de equipamento fotográfico que é exposto muito raramente, incluindo aparelhos fotográficos. A primeira fotografia do mundo – “Vista da Janela em Le Gras” – e o primeiro conjunto de daguerreótipos tirados e exibidos em Macau, tais como “Praia Grande” e “Templo de A-Ma”, consideradas as primeiras fotografias tiradas na China, são objectos em exposição a não perder. Estas fotografias não permitem apenas aos visitantes recapturar momentos memoráveis de Macau mas constituem também um veículo para uma melhor compreensão da história e do desenvolvimento da cidade.

O Museu de Macau publicou um catálogo da Exposição, o qual inclui uma compilação de informação histórica e imagens que ilustram a transformação da história mundial da fotografia e dos primórdios da história da fotografia da China, e ainda notas da famosa historiadora fotográfica francesa Doutora Régine Thiriez e do fotógrafo local Wong Ho Sang. O catálogo, que inclui ainda as primeiras fotografias tiradas na China, constitui uma publicação rara e importante. Durante a semana corrente, o mesmo pode ser adquirido com 20% de desconto na loja do Museu de Macau, no Centro Ecuménico Kun Iam e no Clube Cultural da Loja de Penhores Tak Seng On.

Neste Domingo, a entrada no Museu de Macau será gratuita. Para informações sobre o horário de funcionamento do Museu e sobre visitas guiadas, é favor visitar o website do mesmo: www.macaumuseum.gov.mo; ou do Instituto Cultural: www.icm.gov.mo, ou contactar o Museu através do tel. 2835 7911 durante o horário de expediente.