2012-09-27

A Exposição A Rota Marítima da Porcelana irá terminar no próximo Domingo

A exposição temática em grande escala “A Rota Marítima da Porcelana – Relíquias dos Museus de Guangdong, Hong Kong e Macau”, colaborada conjuntamente pelo Departamento de Cultura de Guangdong, o Hong Kong Home Affairs Bureau e o Instituto Cultural, e organizada pelo Museu de Guangdong, Hong Kong Museum of Art e Museu de Macau, irá terminar à tarde de 7 de Outubro (Domingo). De seguida, será transferida para Guangdong e Hong Kong.

Esta exposição é muito rica em conhecimentos de porcelana chinesa e da história relevante. A partir da abertura da exposição em 26 de Maio, durante quatro meses, atraiu muitos residentes e turistas que adoram a porcelana e gostam de conhecer a sua história para visitar. Muitas escolas e associações também organizaram a assistir a esta atividade. Até agora, já ultrapassou 78 mil visitantes. A fim de facilitar o acesso das personalidades dos diversos sectores ao Museu de Macau, o mesmo antecipa o horário da abertura de meia hora, ou seja, abre das 09h30 às 18h00 (últimas admissões às 17h30), e está encerrado à segunda-feira. Podem visitar gratuitamente nos domingos os residentes de Macau com a apresentação do bilhete de identidade de residente ou do cartão de estudante. Durante as férias do Dia Nacional em 1 a 2 de Outubro, a entrada do museu será livre. Os residentes, os turistas e as associações devem aproveitar esta oportunidade. Após a exposição, o Museu volta a abrir às 10h00.

Ao longo dos anos mais remotos, a exportação de porcelana desempenhou um papel crucialmente importante na história da China, constituindo uma ponte e elo de intercâmbio e comunicação com várias partes do mundo. Na exposição dividida em três temas, os visitantes podem apreciar as 180 relíquias originais de porcelana preciosas e as imagens, conhecer as refinadas peças de porcelana de exportação, o processo de cozedura e de produção da porcelana da dinastia Han do Oriente à dinastia Qing (cerca de dois mil anos), bem como compreender que Guangdong, Macau e Hong Kong desempenharam um papel crucial em termos de comércio da porcelana de exportação por mar em diferentes épocas históricas. Ao mesmo tempo, sob o impacto da porcelana chinesa, muitos países (incluindo vários países na Europa e na Ásia) dominavam as técnicas necessárias à produção relativa, criando os artigos de porcelana de estilo e charme distintos.

A arqueologia subaquática já se tornou uma disciplina quente e um foco a que todos prestam atenção. Através dos trabalhos arqueológicos subaquáticos, a China tem descoberto muitas relíquias de porcelana de exportação nos últimos anos. A exposição apresenta algumas relíquias que se encontravam a bordo do navio mercante afundado “Nanhai I” da dinastia Song, as peças antigas de porcelana do navio mercante afundado “Nanao I” da dinastia Ming que foram descobertas, recentemente, perto da Ilha de Nanao, na Província de Guangdong, bem como os dois vídeos sobre os respectivos trabalhos arqueológicos para permitir os visitantes testemunhar pessoalmente o processo de descobrimentos arqueológicos e conhecer o perigo e a alegria dos trabalhos relativos. Além disso, exibe os documentários sobre os processos de produção da porcelana azul e branca de Jingdezhen e do celadon de Longquan, os quais foram gravados e produzidos respectivamente em Jingdezhen, na Província de Jiangxi e em Longquan, na Província de Zhejiang. Encontram-se também em exposição modelos de fornos antigos. Através destas mostras, são apresentados aos visitantes vestígios de fornos antigos e os processos de produção da cerâmica antiga. Há ainda uma série de expositores multimédia, zona educativa e zona de jogos para mostrar as informações em relação à porcelana, a fim de permitir os visitantes conhecer plenamente a história da porcelana chinesa e da porcelana de exportação.