2013-05-19

15.º Aniversário do Estabelecimento do Museu de Macau

Para celebrar o 15.º Aniversário do Estabelecimento do Museu de Macau do Instituto Cultural, realizam-se no Museu de Macau uma exposição temporária “Mundo de Fantasia - Chinoiserie” e a Cerimónia da Entrega de Certificados de Doações. A cerimónia de abertura da Exposição terá lugar no dia 24 de Maio (6ª feira) pelas 17h00, coincidindo com a atribuição de certificados de doações às 5 pessoas que doaram relíquias históricas importantes para o Museu de Macau, de maneira a manifestar o agradecimento e o reconhecimento dessa generosidade, e estimular os cidadãos a dar mais apoios ao Museu e doações de relíquias culturais e históricas, deixando estas propriedades preciosas humanas a produzir efeitos educativos para os descendentes.

Coordenando as actividades de celebração do Museu de Macau, os Correios de Macau emitiram no dia 10 de Maio, selos sobre o tema “Os Museus e as suas Colecções III — Museu de Macau”. Esta emissão inclui um conjunto de quatro selos, uma folha de selos e dois envelopes do Primeiro Dia, com designs dos selos que mostram as colecções do Museu de Macau. Estes tesouros filatélicos estão à venda nas dependências Central, da Rua do Campo, do Terminal Marítimo, do Aeroporto Internacional de Macau e do Museu das Comunicações.

Como um museu da cidade, o Museu de Macau, a partir do seu estabelecimento em 1998, tem passado 15 anos com a população de Macau, acolhendo mais de três milhões de visitantes, entre os quais foram os dirigentes do País, políticos de vários países, turistas e cidadãos, sendo uma instituição museológica importante de Macau para apresentar ao exterior a história do encontro das culturas chinesa e ocidental, e a educação local. Por outro lado, o Museu de Macau localiza-se num dos sítios importantes do “Centro Histórico de Macau”, a Fortaleza do Monte, fazendo com que se tornasse numa atracção turística como as outras inscritas na《Lista do Património Mundial da UNESCO》 do território e assuma as responsabilidades cruciais de divulgação e conservação da história e cultura locais. Quanto ao reforço de estudos locais de história e culturas, e à elevação de qualidade dos serviços de exposições, educação e promoção, o Museu de Macau tem tido como princípio “estabelecimento com base académica” ao longo destes 15 anos, procedendo aos trabalhos de conservação e organização sistemática das relíquias históricas de Macau, aumentando constantemente o nível de especialidade em vários aspectos, renovando as peças em exposição e as instalações de galerias, elevando a qualidade dos serviços de educação e de visitas guiadas, realizando exposições temporárias, palestras e publicações relacionadas estreitamente com a história e culturas do território. Com o aumento contínuo de visitantes e de visitas guiadas, podemos ver que o Museu de Macau é bem reconhecido e admitido pelos cidadãos, turistas e diversas partes da sociedade.