2011-03-30

Museu de Macau Encerra Hoje Candidaturas a Património Cultural Imaterial

O Museu de Macau, na dependência do Instituto Cultural coordena de novo a lista de itens ao Património Cultural Imaterial para o corrente ano, e encerra candidaturas antes das 17h00 de hoje. As partes interessadas podem carregar o formulário de candidatura, juntamente com um pequeno clip (com 10 minutos máximo em formato DVD) e um mínimo de 5 fotografias (com 5.0 megapixels ou mais) do item declarado, prova de consentimento escrito do(s) seu(s) sucessor(es) do item declarado e consentimento escrito e entregá-las no Auditório do Museu de Macau.

Visto que a declaração de património cultural imaterial é um processo a longo prazo que coloca grande ênfase na qualidade e no conteúdo, caso haja instituições ou indivíduos que não consigam submeter todos os materiais dentro do prazo, os mesmos são encorajados a participar no lote seguinte de declaração. Os trabalhos de declaração têm vindo a chamar a atenção e a contar com o apoio de vários sectores sociais e com a participação activa e apoio das numerosas organizações, académicos e empresas de desenhos nos últimos anos.

Actualmente a Lista do Património Cultural Imaterial inclui seis itens, três dos quais, nomeadamente a “Ópera Yueju” (Ópera Cantonense), “Chá de Ervas” e “Escultura de Ídolos Sagrados de Macau” foram sucessivamente inscritos na Lista do Património Cultural Imaterial Nacional. Os restantes três itens, “Naamyam Cantonense (Canções Narrativas)”, “Música Ritual Tauista de Macau”, e “Festival do Dragão Embriagado” foram também incluídas na lista pública provisória nacional. A Ópera Yueju foi mesmo inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. O Museu de Macau espera mais inscrições de candidatura de itens do património cultural imaterial.

Para informações sobre os procedimentos de declaração de património cultural imaterial, os residentes e as instituições podem visitar o sítio Web www.macaumuseum.gov.mo ou contactar o Sr. Chan através do telefone 8394 1221 durante o horário de expediente.