2011-01-24

Distinção dos Melhores Guias do Museu de Macau 2010

O Museu de Macau realizou no domingo passado (23/1) a “Cerimónia de Entrega de Prémio de Distinção aos Guias do Museu de Macau 2010”, onde foram premiados os melhores guias contratados ao serviço do Museu de Macau, distinguindo, desta maneira, os guias que prestaram ao público e ao ensino escolar contributos assinaláveis a longo prazo.

Durante o discurso na cerimónia, o Director do Museu de Macau, Chan Ieng Hin, reconhece o espírito de solidariedade e os serviços dos guias e agradece os seus esforços prestados durante o ano 2010, afirmando que o Museu de Macau dá a maior importância tanto ao serviço de guia como aos seus produzidos, por isso mantém a realização da entrega de prémio de distinção todos os anos, de modo a elevar a qualidade do serviço e incentivar este espírito solidário. As visitas guiadas efectuadas no Museu de Macau têm vindo a aumentar de ano para ano, tendo este serviço estendido no ano passado à Casa do Mandarim, tendo-se registado no ano de 2010 14.655 entradas, representando um acrésimo de 14.4% em relação ao ano anterior, enquanto que as visitas guiadas realizadas atingiram um novo recorde de 1.038, mais 11.7% relativamente ao ano de 2009. Estes números significativos traduzem-se, não só na relevância dada por individualidades sociais ao Museu de Macau, mas também no fruto do reforço e melhoramento contínuo do serviço da visita guiada. Para fazer frente à procura crescente do serviço da visita guiada e aos trabalhos respectivos no futuro, o Museu de Macau lançou no ano passado o 4º Curso de Formação de Guias do Instituto Cultural, numa tentativa de atrair talentos nesta área e enriquecer o quadro dos guias.