2015-08-28

Exposição “De Lorient ao Oriente” no Museu de Macau encerra no próximo Domingo

A exposição “De Lorient ao Oriente” – Cidades Portuárias da China e da França na Rota Marítima da Seda do Século XVIII”, organizada pelo Museu de Macau, sob égide do Instituto Cultural, atraiu visitantes de todos os sectores da sociedade, recebendo um grande número de visitantes individuais, escolas e organizações. A exposição encerra a 30 de Agosto (Domingo), oferecendo até lá ao público a possibilidade de compreenderem melhor este período bem como apreciarem relíquias raramente exibidas em Macau.

A exposição tem sido muito procurada pelo público, recebendo até ao presente mais de 10 000 visitantes. As peças apresentadas são provenientes de diversos museus franceses, incluindo o Musée de la Compagnie des Indes - Ville de Lorient, o Musée des Arts décoratifs – Département Mode et Textile (Paris), o Musée national des châteaux de Versailles et de Trianon e o Musée de la Toile de Jouy (Jouy-en-Josas), bem como de numerosas entidades e coleccionadores privados, havendo igualmente peças provenientes do espólio do Museu de Macau, tornando esta numa excelente e atractiva exposição.

A exposição dá a conhecer ao público a história da rota marítima comercial entre a China e a França bem como as sedas, chá, porcelanas e artigos de artesanato que foram importados para França. A cultura, modos de vida e estilos artísticos chineses tiveram uma forte influência em França e na Europa continental, dando origem a uma vaga de “chinoiserie” que se prolongou ao longo de dois séculos. A exposição centra-se sedas e têxteis para descrever a influência da seda chinesa, incluindo na indústria têxtil francesa, explorando ainda o importante papel que o porto de Lorient ocupou no comércio marítimo sino-francês durante o séc. XVIII, oferecendo novas estratégias de compreensão de “uma Faixa, uma Rota”.

A fim de aprofundar os conhecimentos do público sobre este tema, a exposição inclui um documentário que apresenta o contexto histórico da época e ainda diversas actividades como palestras, visitas guiadas, workshops e uma área educacional inserida na própria exposição. A organização espera que, através de actividades diversificadas, os visitantes possam ganhar conhecimentos sobre o comércio marítimo e o intercâmbio cultural sino-francês. As actividades realizadas incluíram os workshops “Porta-Cartões Criativos para Crianças” e “Postais Pintados à Mão”, tomando como modelo elementos náuticos (barcos à vela) e padrões dos têxteis e porcelanas expostos para fazer porta-cartões e desenhar postais personalizados. As actividades realizadas foram muito bem recebidas, atraindo mais de 160 residentes e turistas.

O Museu de Macau encontra-se aberto diariamente das 10:00 às 18:00 horas (últimas admissões às 17:30 horas) e encerra às Segundas-feiras. A entrada no Museu é livre aos Domingos para residentes e estudantes, mediante a apresentação do bilhete de identidade de Macau ou cartão de estudante válido. Para mais informações, é favor contactar o Museu de Macau através do tel. 2835 7911, durante o horário de expediente, ou visitar o website www.macaumuseum.gov.mo.