2011-10-13

Exposição “Para o Povo” inaugura amanhã no Museu de Macau

A cerimónia de abertura da Exposição “Para o Povo – Sun Yat Sen e Macau” está programada para o dia 23 de Setembro (sexta-feira) às 17h00, no Museu de Macau. A exposição apresenta relíquias culturais preciosas pertencentes a vários museus e colecções particulares, dando a conhecer a relação estreita entre o Dr. Sun Yat Sen e Macau.

Organizada pelo Museu de Macau, na dependência do Instituto Cultural, e com o apoio de vários museus e coleccionadores individuais de Macau, Xangai, Shenzhen, Guangzhou, Taipé e Hong Kong, o Museu de Macau irá exibir cerca de 200 artefactos culturais originais preciosos na Galeria de Exposições do 3º andar do Museu. Entre as relíquias em exposição encontram-se peças que nunca foram exibidas em Macau e que vale a pena ver. A fim de preparar a abertura da Exposição, o Museu de Macau irá suspender a venda de bilhetes a partir das 15h00 do dia de abertura, enquanto o Jardim da Fortaleza do Monte permanecerá aberto ao público na parte da tarde do mesmo dia. A Exposição estará patente ao público entre 24 de Setembro e 11 de Dezembro.

A cerimónia de abertura será presidida pelo Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, acompanhado do Vice-Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros na R.A.E. de Macau, Mao Siwei, do Director do Gabinete de Ligação do Governo Central do Povo na R.A.E. de Macau, Liu Weining, do Presidente do Instituto Cultural, Ung Vai Meng, da neta do Dr. Sun Yat Sen, Sun Sui-fong, do membro do Conselho Consultivo de Cultura, Lei Pang Chu e do Director do Museu de Macau, Chan Ieng Hin.

Dado o seu ambiente político especial, Macau contribuiu de forma única para a Revolução de 1911, da qual se comemora o centésimo aniversário este ano. Esta cidade, que serviu em tempos de abrigo a revolucionários, possui laços estreitos com o Dr. Sun Yat Sen. Tendo como pano de fundo histórico a Revolução de 1911, a exposição divide-se em quatro temas, nomeadamente: “Macau, um porto de partida para uma grande vida”, “Macau, um berço da revolução”, “Macau, porto seguro para a família” e “Macau, uma pequena cidade ligada ao pioneiro”.

A exposição, para além de relíquias históricas, inclui expositores em suporte multimédia com vídeos e imagens. Através desta exposição, a Organização espera mostrar o papel desempenhado por Macau durante a Revolução através de imagens e documentos, permitindo assim aos visitantes melhor compreenderem o significado histórico da Revolução e a contribuição de Macau para a mesma. Procura também apresentar as raízes fortes que o Dr. Sun Yat Sen e a sua família firmaram em Macau, expressando assim as reminiscências perpétuas que a população de Macau tem do revolucionário.

A fim de comemorar solenemente o centenário da Revolução de 1911, o Instituto Cultural e vários dos seus organismos dependentes irão realizar uma série de actividades. O Arquivo Histórico de Macau irá realizar um Seminário subordinado ao tema “Aliança entre Revolucionários: Seminário Comemorativo do Centenário da Revolução de 1911”, a ter lugar no dia 24 de Setembro entre as 9h30 e as 17h30 no Auditório do Museu de Macau.

A Divisão de Estudos, Investigação e Publicações do Instituto irá ainda organizar duas palestras – ‘A Comunidade Macaense e a Revolução de 1911’ proferida pelo Dr. Li Chang Sen no dia 29 de Outubro e ‘Os Jornais em Macau e a Revolução de 1911” proferida pela Dr.ª Lam Iok Fong, a realizar no dia 12 de Novembro. Ambas as palestras decorrerão entre as 15h00 e as 17h00, no mesmo auditório. Todos os interessados poderão inscrever-se nos dois seminários.

Para mais informações sobre as actividades mencionadas, é favor ligar para o tel. (853) 2835 7911 durante o horário de expediente ou visitar o website do Museu de Macau em www.macaumuseum.gov.mo ou o website do Instituto Cultural em www.icm.gov.mo.