2012-12-16

Distinção dos Melhores Guias do Museu de Macau 2012

O Museu de Macau realizou na noite da sexta-feira (14 de Dezembro) a “Cerimónia da Entrega de Prémio de Distinção aos Guias do Museu de Macau 2012”, onde foram atribuídos os prémios aos excelentes guias contratados que proporcionaram os serviços ao Museu de Macau no corrente ano, a fim de reconhecer aqueles que prestaram ao público e ao ensino escolar contributos assinaláveis a longo prazo.

Segundo o discurso na Cerimónia do Director do Museu de Macau, Chan Ieng Hin, a 1ª edição do curso de formação de guias do museu se iniciou em 2005, sendo realizado o curso, até hoje, há oito anos, tendo treinado centenas de guias. As visitas guiadas efectuadas no Museu de Macau vêm aumentando anualmente desde 2005 em que se registaram 3.551 entradas. Para além das visitas guiadas para o público, há ainda visitas para grupos escolares e associações, bem como as visitas guiadas em residência, tendo este serviço estendido à Casa do Mandarim. Durante Janeiro e Novembro deste ano, o número de participantes atingiram 15.888 pessoas, significando que já ultrapassou o valor total do ano passado inteiro, entre as quais, contaram com os dirigentes dos diversos países, estudantes, residentes e turistas. Este serviço obteve os louvores de todos, contribuindo tanto para aumentar os conhecimentos dos cidadãos e dos visitantes em relação à história e cultura de Macau, tanto para mostrar as características da combinação da cultura chinesa e ocidental. Até Novembro deste ano, as visitas guiadas realizadas já excederam os 10% do valor total do último ano inteiro, demonstrando que as individualidades sociais prestaram mais atenção ao museu, sendo os frutos de que o museu se tem empenhado no melhoramento do serviço das visitas guiadas e no aumento da qualidade dos guias.

Esteve também presente o presidente do Instituto Cultural, Ung Vai Meng, para dar o apoio aos guias e fez uma intervenção muito entusiástica na cerimónia. Ele reconheceu os serviços dos guias, o espírito de solidariedade e contributos para a elevação da imagem da cultura de Macau, considerando que os guias não só prestaram os serviços à sociedade, mas também aumentaram as suas próprias qualidades, esperando que eles possam continuar o esforço. Após o discurso, atribuiu os prémios aos guias premiados. Desta vez, criou-se o “Prémio para os voluntários de longo prazo de 2012” destinado aos voluntários que prestaram serviços por mais de cinco anos, cujos premiados foram Wong Cheng Lai e Lau Si Weng.

Quanto ao “Prémio de Melhores Guias Contratados de 2012”, os vencedores foram: Lei Cecilia Sam I, Wong Siu Wai, Hou Kaina, Ip Chi Kin, Fong Chi Wan, Fong Un Wa, Chan Sok I, Lei I Seong; “Prémio Anual de Serviço Cordial”: Wong Cheng Lai, Chan Teng Teng, Lau Sin U; “Prémio Anual de Serviço”: Hou Kaina, Chan Sok I, Lei I Seong, Lei Cecilia Sam I, Ip Chi Kin, Fong Chi Wan, Wong Siu Wai, Fong Un Wa, Chio Ieng Soi, Vai Oi Leng, Ieong Un U, Kou Iun Fong, Cheong Mei Iong, Ieong Wai In, Lei Kit Peng. Além disso, aos 20 guias foram também atribuídos os certificados do “2º Curso da Formação de Guias da Casa do Mandarim” na cerimónia.

Neste evento, os guias apreciaram ainda os vídeos e as fotografias que foram filmados e tiradas pelo museu durante a prestação do serviço deles e na recente visita de Zhaoqing no corrente ano, partilhando alguns guias as suas experiências, havendo também sessões de jogos e sorteios, tendo toda a cerimónia decorrido numa atmosfera muito alegre e animadora. Todos acharam que ganharam muito no trabalho das visitas guiadas e nos intercâmbios relevantes e sentiram profundamente a alegria trazida pelo serviço, combinando-se encontrar no próximo ano.