2021-08-17

Instalações culturais do Instituto Cultural serão reabertas a partir do dia 18, de forma ordenada, adoptando-se medidas de controlo do fluxo de multidões e sem actividades susceptíveis de aglomeração de pessoas

As instalações culturais sob a alçada do Instituto Cultural (IC) serão reabertas, de forma ordenada, a partir do próximo dia 18 de Agosto (Quarta-feira). É de realçar que, apesar da sua reabertura, estes locais não acolherão quaisquer actividades que possam levar à concentração de multidões, de acordo com as “Orientações sobre a realização das visitas ao exterior e das actividades com concentração de pessoas” emitidas pelos Serviços de Saúde no dia 10 de Agosto de 2021. Será implementada uma série de medidas, como o controlo do fluxo de pessoas, em função das características espaciais em causa, além de que também não estarão disponíveis, por enquanto, os respectivos serviços de visitas guiadas nos espaços culturais e museológicos, nem as instalações interactivas in loco. Por outro lado, mantêm-se ainda encerrados a Biblioteca de Wong Ieng Kuan, no Jardim Luís de Camões, a Fortaleza de N.ª Sr.ª da Guia, a Capela de N.ª Sr.ª das Neves e o Farol, sendo estes últimos três alvos de obras de manutenção, neste momento.

O IC, com vista a salvaguardar a saúde da população, já providenciou, em todos estes espaços, trabalhos de limpeza e de desinfecção, antes da sua abertura, mantendo, em simultâneo, a aplicação das medidas de controlo do fluxo de pessoas, traduzidas sobretudo no número máximo de visitantes, correspondente a 50% dos níveis pré-pandemia. Os residentes que desejarem aceder aos recintos, por sua vez, devem estar munidos de máscara própria e submeter-se à medição da temperatura corporal, bem como apresentar o respectivo Código de Saúde pessoal do dia e seguir as medidas de controlo de circulação de pessoas no local. Além disso, o IC também apela à população para que se desloque às instalações culturais em diferentes períodos e, após a entrada nas mesmas, preste atenção à higiene pessoal e ambiental, a par de manter o distanciamento social adequado com outras pessoas, colaborando em conjunto para, em articulação com a planificação integral de prevenção definida pelo Governo da RAEM, evitar a propagação da pandemia.

Em relação aos grupos do meio artístico e cultural que tiverem necessidades de proceder a ensaios a porta fechada ou gravações de programas, estes podem requerer a cedência dos espaços dedicados às artes performativas do IC. Para mais detalhes e sobre as formalidades de candidatura, é favor consultar a página electrónica do “Sistema de Marcação da Utilização de Espaços Artísticos e Culturais” do IC (acs.icm.gov.mo).

Mesmo durante o encerramento das suas instalações culturais, o IC ainda se tem dedicado à apresentação, online, de exposições, recursos electrónicos de leitura e conhecimentos sobre o património cultural, entre outros, nas plataformas dos novos media, por forma a enriquecer, de modo contínuo, a vida cultural do público em geral.

Em paralelo, o IC também tem acompanhado de perto a evolução da situação pandémica, a par de colaborar activamente com as respectivas orientações emitidas pelos Serviços de Saúde e de tomar providências necessárias em tempo oportuno, agradecendo, desde já, a compreensão e a colaboração da população.

Para informações mais recentes sobre o IC, é favor visitar a sua página electrónica, em www.icm.gov.mo, a página “IC_Art” no Facebook e a conta oficial “IC_Art_Macao” no WeChat.

Fotos Relevantes