2022-06-06

Instituto Cultural lança plataforma digital da Exposição Online de Canhões Antigos e organiza visitas guiadas para apresentar a história de canhões antigos no início de Junho

Durante 2020 e 2021, foram descobertos, sucessivamente, em estaleiros de construção no Porto Interior na Península de Macau e na Avenida de Cotai, quatro canhões antigos, que se encontram, neste momento, sob a protecção e gestão do Museu de Macau do Instituto Cultural, sujeitos ao trabalho de análise e restauro encomendado ao Instituto de Investigação Social e Cultural e ao Laboratório de Conservação do Património da Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau. Com o intuito de exibir um modelo 3D dos objectos encontrados e de divulgar os resultados de análise e o progresso do trabalho de restauro, o Instituto Cultural lança uma plataforma digital destinada à “Exposição Online de Canhões Antigos”. O público interessado pode aceder a www.macaumuseum.gov.mo/oldCannons/index.html, para conhecer toda a informação relacionada.

Devido ao grau avançado de deterioração dos canhões, em consequência do longo período durante o qual estiveram enterrados, a previsão para o desenvolvimento do respectivo trabalho de restauro é de vários anos, pelo que, a curto prazo, os canhões não estão em condições de serem fisicamente expostos. A página electrónica “Exposição Online de Canhões Antigos”, com a ajuda do modelo 3D e de informações textuais e gráficas, além de dar a conhecer as circunstâncias em que os objectos foram descobertos, ainda divulga, de forma minuciosa, os materiais, a forma, as características e os anos de proveniência dos canhões, bem como o trabalho de restauro a que estão sujeitos, entre outros dados relacionados, o que permite promover o reforço do conhecimento do público sobre as descobertas arqueológicas de Macau e sua respectiva história e proporcionar referências aos investigadores interessados. De acordo com os dados de análise, a descoberta dos quatro canhões veio não só enriquecer a variedade de canhões antigos actualmente existente em Macau, pois os locais onde estes foram encontrados também contribuem para se ter uma noção mais completa sobre a disposição de canhões no território durante a era moderna, servindo de provas vivas que validam o papel da área marítima da Taipa e Coloane enquanto um importante ponto da rota comercial entre a China e o Ocidente e um local de atracagem e reparação das embarcações vindas do estrangeiro. Além disso, a nova descoberta revela ter igualmente um valor fundamental, enquanto referência histórica, para investigações sobre o passado militar, da defesa costeira e comercial de Macau. O Museu de Macau, em associação com a equipa especializada da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, irá continuar a desenvolver trabalhos de conservação e restauro sobre os quatro canhões antigos e a divulgar continuamente informações a esse respeito, na página electrónica da “Exposição Online de Canhões Antigos”, em função do progresso dos trabalhos de restauro.

Por forma a reforçar o conhecimento do público sobre os canhões antigos, e em resposta ao “Dia do Património Cultural e Natural da China” no dia 11 de Junho deste ano, o Museu de Macau irá realizar o “Carnaval do Dia do Património Cultural e Natural da China 2022” de 11 a 12 de Junho, sendo realizada a “Visita Guiada à Fortaleza do Monte” no dia 11, pelas 14:00 horas e 16:00 horas, e no dia 12, pelas 11:00 horas e 15:00 horas. A visita será conduzida por um guia profissional do Museu de Macau, apresentando a história de canhões em Macau desde 1622 e as semelhanças e diferenças entre os canhões antigos desenterrados e os existentes na Fortaleza do Monte. Os interessados podem efectuar a inscrição a partir de hoje, no “Sistema de Inscrição em Actividades” do Instituto Cultural, em www.icm.gov.mo/eform/event, sendo o número de vagas limitado à disponibilidade. Caso o número de inscrições ultrapassar o número de vagas estipulado, a admissão será feita com base no sorteio. Todos os candidatos admitidos serão notificados via SMS ou email. Para mais informações, é favor contactar o Museu de Macau, através do telefone n.º 2835 7911, dentro do horário de expediente.

O IC tem adoptado, sob o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção da pandemia implementadas pelos Serviços de Saúde, as devidas providências na organização das actividades culturais e artísticas. Em articulação com estes trabalhos de prevenção desenvolvidos pelo Governo da RAEM, os residentes que participem presencialmente em eventos devem usar máscara, submeter-se à medição da temperatura corporal, digitalizar o código QR exclusivo para estabelecimentos (Código de Local), apresentar o respectivo Código de Saúde de Macau do próprio dia e manter o distanciamento social adequado, colaborando ainda no cumprimento das medidas anti-pandémicas e de controlo de fluxo de multidões no local.

Fotos Relevantes