2023-06-20

Inauguração da série de actividades no âmbito da “Génese e Espírito – Mostra de Património Cultural Intangível de Hainan” no Jardim da Fortaleza do Monte na próxima Sexta-feira à noite

Com o objectivo de celebrar o “Dia do Património Cultural e Natural da China” de 2023, de promover o intercâmbio e a cooperação entre o Interior da China e Macau no domínio do património cultural intangível e de permitir aos residentes de Macau conhecerem melhor a rica essência cultural da China, a “Génese e Espírito - Mostra de Património Cultural Intangível de Hainan” terá lugar entre 30 de Junho e 8 de Outubro. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Turismo e pela Secretaria para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, organizado pelo Instituto Cultural do Governo da RAEM e pelo Departamento de Turismo, Cultura, Rádio, Televisão e Desporto da Província de Hainan, co-organizado pelo Centro de Protecção do Património Cultural Intangível da Província de Hainan e com o apoio do Galaxy Entertainment Group, cuja cerimónia de inauguração será realizada no 30 de Junho (Sexta-feira), pelas 18:30 horas, no Jardim da Fortaleza do Monte, seguida de uma série de espectáculos com características de Hainan, no mesmo local pelas 19:00 horas, incluindo música tradicional, dança, teatro, ópera e um desfile de trajes tradicionais do grupo étnico Li especialmente preparado, que oferecerá uma experiência física totalmente imersiva sob o tema “Luzes Cintilantes, Trajes Resplandecentes”, permitindo ao público sentir o folclore e as artes tradicionais de Hainan. Na ocasião, o Jardim da Fortaleza do Monte estará aberto até às 20:00 horas, estando todos os residentes convidados a participar.

A província de Hainan é uma terra de encontro de culturas diversas, pelo que serviu do berço de um rico e esplêndido conjunto de património cultural intangível. Actualmente, Hainan conta com 82 elementos representativos do património cultural intangível acima do nível provincial, dos quais 32 são fazem parte do nível nacional. O vasto conjunto do património cultural intangível de Hainan, que continua em crescimento, transmissão e desenvolvimento, é justamente uma relíquia da civilização chinesa. A série de actividades “Génese e Espírito” irá apresentar aos residentes de Macau os diversificados e coloridos itens do património cultural intangível da província de Hainan, através de exposições temáticas, espectáculos em palco, demonstrações ao vivo, workshops experimentais, entre outros.

De 1 de Julho a 8 de Outubro, a “Génese e Espírito - Exposição de Património Cultural Intangível de Hainan” estará patente no Museu de Macau, para apresentar diferentes itens do património cultural intangível, tais como as técnicas artesanais de fiação, tingimento, tecelagem e bordado da etnia Li e as esculturas de coco de Hainan, por forma a dar a conhecer aos residentes e aos turistas as técnicas artesanais particularmente encantadoras do património cultural intangível de Hainan, permitindo-lhes conhecer os resultados da prática dos princípios da transmissão do património cultural intangível através de “pessoas, objectos e vida”. No mesmo âmbito, as actuações de património cultural intangível de Hainan” terão lugar em 1 de Julho, respectivamente na Feira Gastronómica do Hotel Broadway e no Jardim do Mercado do Iao Hon, com a apresentação do desfile de trajes tradicionais do grupo étnico Li, da ópera tradicional de Hainan Qiong, das músicas e danças de minorias étnicas, do teatro de marionetas e de outros espectáculos com características do sul do país.

A série de actividades incluirá ainda demonstrações de artesanato e workshops de experiência interactiva, em que os transmissores irão mostrar ao público a essência das técnicas e artes do património cultural intangível de Hainan. De 1 a 7 de Julho, na Casa de Lou Kau, através de actividades de experiência de aroma e de chá, designadamente a produção do pó de incenso, a criação de sachês e a experiência de técnicas tradicionais de processamento de chá do grupo étnico Li, o público poderá sentir o fascínio único do património cultural intangível de Hainan. De 1 a 2 de Julho, serão realizados, na Casa do Mandarim, workshops sobre a escultura de coco de Hainan, técnicas de produção de cerâmica do grupo étnico Li, técnicas de tecelagem de bambu do grupo étnico Li e técnicas de bordado e batique do grupo étnico Miao. Os residentes interessados nos workshops podem inscrever-se até 26 de Junho através da secção “Inscrição em Actividades” da Conta Única de Macau (activity.mo.gov.mo/activity-h5/activity-list-web). Caso o número de pessoas inscritas ultrapasse o número máximo de vagas, os participantes serão seleccionados por sorteio e serão notificados por SMS.

A série de actividades “Génese e Espírito - Mostra de Património Cultural Intangível da China” teve a sua primeira edição em 2011 e, ao longo das várias edições já realizadas, Macau tem estudado e aprendido reciprocamente com as províncias do Interior da China, para exibir a extensa história da civilização chinesa e a enorme diversidade da cultura da nação chinesa, através do rico património cultural intangível de que o país dispõe. Estas iniciativas não só têm permitido alargar a amplitude e a profundidade do intercâmbio cultural entre o Interior da China e Macau, como também têm permitido que os residentes e turistas possam sentir o encanto da cultura do património cultural intangível.

Para mais informações sobre a série de actividades “Génese e Espírito”, é favor visitar a página electrónica exclusiva do “Dia do Património Cultural e Natural da China” em www.icm.gov.mo/CHD/2023/pt/, ou seguir a conta oficial “IC_Art_Macao” no WeChat, ou a página “IC_ART” no Facebook. Para qualquer esclarecimento, é favor ligar para o telefone n.º 2835 7911, durante o horário de expediente.