2024-02-02

“Fujian Revigorante: Ponto da Partida da Rota da Seda Marítima – Mostra de Património Cultural Intangível” inaugurada apresentando a essência dos costumes folclóricos tradicionais da Província de Fujian

A fim de aprofundar o intercâmbio e a cooperação entre Macau e a Província de Fujian no âmbito cultural e de permitir ao público conhecer melhor o património cultural intangível do país, “Fujian Revigorante: Ponto da Partida da Rota da Seda Marítima – Mostra de Património Cultural Intangível”, é apresentada pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e pelo Governo Popular da Província de Fujian. A cerimónia de inauguração teve lugar hoje (dia 2 de Fevereiro), no Jardim da Fortaleza do Monte e foi presidida pelo Director do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, Zheng Xincong; pelo Governador Adjunto do Governo Popular da Província de Fujian, Jiang Erxiong; pela Chefe do Gabinete da Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Ho Ioc San, em representação da Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM; pelo Vice-Presidente do Comité de Cultura, História e Estudo da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Macau e da Federação das Associações dos Sectores Culturais de Macau, Wu Zhiliang; pelo Membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e Presidente da Associação Geral dos Conterrâneos de Fukien de Macau, Chan Meng Kam; pela Presidente do Instituto Cultural do Governo da RAEM, Leong Wai Man; pelo Membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Presidente e Director Executivo da Melco Resorts & Entertainment, Lawrence Ho; pelo Subdirector do Gabinete Geral do Governo Popular da Província de Fujian, Fan Qinghong; pelo Inspector de 2.ª Classe do Departamento de Cultura e Turismo da Província de Fujian, Zhang Lifeng; tendo contado ainda com a presença de vários convidados dos meios culturais da Província de Fujian e de Macau. Durante a cerimónia, foi apresentada uma actuação de teatro de marionetas e uma demonstração de artes marciais com características de Fujian, gerando-se um ambiente muito animado.

Tendo constituído um ponto de partida da Rota da Seda Marítima na história e um centro de comércio marítimo, a Província de Fujian congrega uma variedade de culturas e características geográficas, possuindo um imenso património cultural intangível, incluindo 145 itens representativos do património cultural intangível nacional e 705 itens representativos do património cultural intangível provincial. Através de actuações dinâmicas, exposições estáticas e exposições interactivas, a mostra apresentará o esplêndido património cultural intangível de Fujian, bem como os resultados das diligências desta província para salvaguardar, conservar, promover e desenvolver o seu património cultural intangível.

“Fujian Revigorante: Ponto da Partida da Rota da Seda Marítima – Mostra de Património Cultural Intangível” é uma actividade complementar da cerimónia de lançamento global do programa de actividades “Feliz Ano Novo Chinês” 2024 organizado pelo Ministério da Cultura e do Turismo e uma das actividades do programa “Vamos Celebrar o Ano Novo Lunar do Dragão” do Instituto Cultural. Uma exposição interactiva da mostra terá lugar no Jardim da Fortaleza do Monte, de 3 a 4 de Fevereiro, apresentando a essência do património cultural intangível de Fujian através de uma combinação de música, gastronomia, técnicas artísticas e artesanais tradicionais, com características típicas de Fujian; durante o período de duração da exposição interactiva. “Fujian Revigorante: Ponto da Partida da Rota da Seda Marítima – Exposição de Património Cultural Intangível” estará patente no terceiro andar do Museu de Macau, de 3 de Fevereiro a 5 de Maio, dividindo-se em três secções temáticas: “Navegar na Rota da Seda Marítima: Uma Viagem Longa”, “Dar Continuidade ao Espírito de Busca de Verdade e de Sabedoria” e “A Cultura Fu em Macau, Um Ciclo de Prosperidade Duradoura”. No âmbito da exposição, serão apresentados cerca de 100 itens (conjuntos) representativos do património cultural intangível de Fujian, incluindo crenças e costumes tradicionais, artesanato, óperas e vestuário, a fim de dar a conhecer Fujian a partir de múltiplas perspectivas e de expressar votos de feliz Ano Novo Lunar ao público através da exposição de itens alusivos a esta festividade.

A mostra é organizada pelo Instituto Cultural do Governo da RAEM e pelo Departamento de Cultura e Turismo da Província de Fujian; co-organizada pelo Departamento de Propaganda e Cultura do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, pela Federação das Associações dos Sectores Culturais de Macau e pela Associação Geral dos Conterrâneos de Fukien de Macau; e patrocinada pela Melco Resorts & Entertainment. Para mais informações, é favor consultar a página electrónica do Museu de Macau (www.macaumuseum.gov.mo). O Museu de Macau está aberto diariamente das 10:00 às 18:00 horas (a bilheteira encerra às 17:30 horas), encerrando às Segundas-feiras. A entrada é livre para os portadores do BIR de Macau e, à Terça-feira e no dia 15 de cada mês, para o público em geral.

Para mais informações, é favor contactar o Museu de Macau através do telefone n.º 2835 7911, durante o horário de expediente.

Fotos Relevantes